Por Valor — São Paulo
19/07/2023 17h04 Atualizado há 18 horas
A Rússia disse que a partir desta quarta-feira (19), todos os navios que navegam no Mar Negro em direção à Ucrânia ou partindo de portos ucranianosserão considerados alvos militares. Segundo comunicado do Ministério da Defesa de Vladimir Putin, divulgado pela agência estatal de notícias “Ria Novosti”, tais embarcações poderão ficar na mira da marinha russa.
A declaração da Rússia é uma reação ao fim do acordo de grãos do Mar Negro, mediado pela ONU e Turquia, que estabeleceu um corredor de escoamento de commodities russas e ucranianas para o mercado mundial, uma maneira de tentar conter a disparada dos preços de alimentos no mundo.
O anúncio acontece após dois dias consecutivos de ataques à cidade portuária de Odessa, na Ucrânia, o principal porto do país.
“Todas as embarcações que se dirigem para portos ucranianos nas águas do Mar Negro serão consideradas como potencialmente transportando carga militar”, disse o Ministério da Defesa da Rússia em comunicado. “Os países cujas bandeiras esses navios carregam serão considerados envolvidos no conflito ucraniano ao lado do regime de Kiev”.
Fonte: Valor Econômico

