A trading japonesa Marubeni anunciou na terça-feira que comprará uma participação majoritária no negócio de vendas de medicamentos da Sumitomo Pharma na Ásia, por aproximadamente 45 bilhões de ienes (US$ 301 milhões).
A Sumitomo Pharma desmembrará seu negócio asiático, e a Marubeni adquirirá uma participação de 60% na unidade. A transação deve ser concluída no trimestre de julho a setembro deste ano.
Mais tarde, a Marubeni gastará outros 27 bilhões de ienes para obter as ações restantes e converter o negócio em uma subsidiária integral. O investimento ocorrerá já em abril de 2029.
A Sumitomo Pharma vende cerca de 50 produtos na China e no Sudeste Asiático. Esses medicamentos tratam principalmente doenças neurológicas e infecciosas. Espera-se que o negócio asiático registre 45,8 bilhões de ienes em vendas para o ano fiscal encerrado na segunda-feira, com um lucro de segmento de 23,1 bilhões de ienes.
A Marubeni está envolvida em vendas farmacêuticas na África, Oriente Médio e outros lugares. A empresa busca expandir seus domínios regionais e aumentar as vendas de medicamentos para mais de 100 bilhões de ienes no ano que termina em março de 2030, de aproximadamente 35 bilhões de ienes no ano que termina em março de 2024.
A Marubeni pretende vender os medicamentos da Sumitomo Pharma fora da Ásia. A trading house também venderá seus produtos farmacêuticos de outras regiões de negócios usando os canais de vendas asiáticos da Sumitomo Pharma.
Fonte: Valor Econômico