Neste mês de agosto, a Supera Farma, joint entre os laboratórios nacionais Cristália e Eurofarma, celebra seu 13º aniversário avançando com novas estratégias comerciais e reforçando os valores da marca.
De acordo com a empresa, após um ano de transformação em 2023, que incluiu o rebranding da marca com uma nova identidade visual, a implementação do sistema ERP SAP em seus processos e uma corrida para alcançar a marca de 1 bilhão em faturamento líquido, a Supera Farma iniciou 2024 com um ritmo acelerado.
A expansão da força de vendas com a adição de 90 novos propagandistas, o lançamento de produtos e a formulação de estratégias com parceiros são algumas das ações em andamento para enfrentar os desafios de vendas.
A equipe comercial prevê o lançamento de 15 produtos, entre novas marcas e extensões de linha nos segmentos de sistema nervoso central, dor, cardiometabólico, respiratório e suplementos alimentares. A quantidade de produtos faz de 2024 o ano com o maior número de lançamentos na história da Supera.
O foco é inovar nas estratégias de marketing, fomentar o desenvolvimento de novos produtos e atuar em novas classes terapêuticas, aumentando a diversidade de medicamentos entregues, com valor diferenciado aos médicos e consumidores
Desenvolvimento dos colaboradores
De acordo com a empresa, o departamento de Recursos Humanos também tem desempenhado um papel de apoio à promoção da saúde mental e bem-estar dos colaboradores. Um exemplo foi a criação da Célula de Saúde Integral pensada para oferecer suporte nas áreas física, mental, emocional, social e financeira para todos os membros da equipe.
A companhia reafirma também seu compromisso com a diversidade e a inclusão. Em parceria com o Sindusfarma, lançou a cartilha “Pessoas com Deficiência”, que orienta outras empresas sobre a contratação e integração de pessoas com deficiência no ambiente de trabalho.
Com um foco na equidade de gênero, a Supera Farma lançou o projeto de Mentoria Feminina, voltado para o desenvolvimento profissional de todas as propagandistas de sua força de vendas.
Na formação de novos líderes, a novidade é a Academia de Liderança. Focada na gestão emocional, ela visa promover a conscientização sobre saúde mental, fortalecendo a cultura de segurança psicológica, desenvolvendo executivos e líderes para serem aliados/embaixadores da pauta de saúde mental e os capacitando para que possam gerenciar de forma mais humanizada. Desenvolvido em parceria com a consultoria Vittude, é um programa para identificação de oportunidades e alerta sobre futuros desafios.
Valores institucionais
Neste ano, a empresa também revisou todos os seus Valores Institucionais. A identidade visual do projeto foi elaborada em parceria com uma agência de publicidade composta por criativos com deficiência intelectual, paralisia cerebral, autismo ou outras características do espectro.
O trabalho recria os valores da Supera de forma diversa e inclusiva, reforçando o compromisso da marca com a inclusão e a equidade.
Perfil
Fundada em agosto de 2011, a Supera Farma atua em todo o Brasil e possui um portfólio de diversas classes terapêuticas, como angiologia, cardiologia, clínica geral, endocrinologia, geriatria, ginecologia, neurologia, ortopedia, otorrino, pediatria, psiquiatria, reumatologia e urologia, com cerca de 200 apresentações.
Antes de completar uma década, a Supera garantiu a 12ª colocação no ranking de receituário* (a segunda maior penetração de mercado no último MAT – Moving Annual Total) e a 7ª maior em ganho de market share em 2022**. Mais recentemente, o Grupo Eurofarma, composto pelas empresas Eurofarma, Supera e Momenta, também atingiu 10% de market share**, em julho de 2023, ampliando a posição frente à concorrência e firmando sua presença na memória dos médicos e na vida dos pacientes.
Desde 2017, a empresa figura anualmente como uma das melhores indústrias farmacêuticas para se trabalhar no Brasil, segundo o ranking Great Place To Work.
* Receituário Close-Up.
** MarketShare – IQVIA
Fonte e foto: Supera Farma
Leia mais
Supera Farma atualiza a identidade visual de seus medicamentos e produtos farmacêuticos
Fonte: GUIADAFARMACIA