O mercado global de publicidade neste ano está mostrando forte crescimento, acima da expansão da economia global.
Estudo do GroupM, empresa da britânica WPP, projeta aumento de 9,5% para os gastos em publicidade, em relação a 2023, chegando a US$ 1,04 trilhão.
Nos cálculos da japonesa Dentsu, o mercado deve fechar o ano com crescimento de 6,8%, movimentando US$ 772,4 bilhões. A expansão é puxada por um aumento de mais de 10% nos gastos em anúncios digitais, por eventos políticos e esportivos, e pelos mercados de Estados Unidos, Reino Unido, França e Brasil.
A Dentsu também projeta um crescimento do mercado global um pouco menor para 2025, de 5,9%. Para o GroupM, o aumento deve ser de 7,7%. Ainda assim, continua acima do que vem crescendo a economia no mundo neste ano e no próximo. Segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), a economia global está rodando a uma taxa de 3,2% neste ano e em 2025 também.
As projeções para o Brasil são positivas. Os gastos com publicidade, que neste ano devem chegar a US$ 15,6 bilhões, sobem a US$ 16,4 bilhões em 2025; US$ 17,6 bilhões em 2026 e US$ 18,5 bilhões em 2027, segundo a Dentsu. Seu estudo mostra que o Brasil teve a maior taxa de expansão de investimentos em anúncios neste ano, de 12,3%, dentre os 12 maiores mercados rastreados.
Em 2027, segundo a agência japonesa, os investimentos em publicidade devem chegar a US$ 916 bilhões. Os Estados Unidos, que são o maior mercado de publicidade do mundo, têm um cenário de expansão continuada nos próximos anos – US$ 319,2 bilhões neste ano, chegando a US$ 370,7 bilhões em 2027.
O estudo de Dentsu também traz uma pesquisa com executivos de marketing – foram 1.900 profissionais entrevistados em 13 países, em agosto deste ano. E 87% deles projetam que nos próximos seis a 12 meses seus orçamentos devem ser maiores. Uma fatia de 59% acredita que nos próximos cinco anos pelo menos metade da receita das empresas nas quais trabalham virá de produtos ou negócios que não existem ainda. Nos setores de telecomunicações, medicamentos e varejo as projeções de novos negócios é ainda maior.
Em 2025, os setores que devem ter as maiores taxas de aumento de gastos de publicidade e marketing são financeiro (6,4%), farmacêutico (5,8%), e viagens e transporte (5,5%). O estudo observa que gastos na seara política devem ter um recuo importante, depois de um ano excepcional em 2024.
A pesquisa da Dentsu aponta ainda que os anúncios em mobiliário urbano (out-of-home, OOH) vêm se mostrando os mais resilientes, com expansão projetada de 3,2% em 2025.
Fonte: Valor Econômico