Foco em inovação, desempenho financeiro e crescimento de mais do dobro na receita líquida, pesaram na escolha da companhia comandada por Daniela Manique
Por Marisa Adan Gil* — Para o Valor, de São Paulo
11/10/2022 05h02 Atualizado há 8 horas
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Daniela Manique, CEO: foco em B2B, baseado na inovação contínua no setor têxtil — Foto: Ana Paula Paiva/Valor
Já faz um bom tempo que a Rhodia não frequenta a casa do consumidor final, onde já esteve presente com as meias-calças da Valisère ou os inseticidas da marca Rodox, para lembrar alguns produtos que marcaram época no país. Agora, o foco da empresa comandada pela CEO Daniela Manique são os negócios B2B, com base na inovação contínua dentro do setor têxtil.
O foco em inovação e o ótimo desempenho financeiro – receita líquida de R$ 5,7 bilhões em 2021, ante R$ 2,4 bilhões do ano anterior – pesaram na escolha da Rhodia como a Empresa do Ano. Além dela, a pesquisa do Anuário Época Negócios 360º contemplou ainda as melhores companhias em 25 setores e em seis grandes desafios: inovação, ESG/socioambiental, ESG/governança, visão de futuro, pessoas e desempenho financeiro.
Todos os prêmios foram entregues na noite de ontem, no teatro B32, em São Paulo, diante de uma plateia formada por CEOs e executivos das maiores empresas do país. A cerimônia teve a presença de Frederic Kachar, diretor-geral de mídia impressa do Grupo Globo, e de Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil. Houve ainda um debate sobre Diversidade, Adversidade e Inovação, com as participações da diretora de criação do Grupo Globo, Samantha Almeida, e de Gilson Rodrigues, CEO da G10 Favelas, um dos responsáveis pelo salto de inovação e crescimento que promoveu Paraisópolis à comunidade mais bem organizada do país.
Durante a premiação, foram exibidos vídeos de quatro personalidades marcantes do mundo dos negócios: Amy Webb (futurista americana, fundadora e CEO do Future Today Institute), Paul Polman (referência global em sustentabilidade, autor de “Impacto positivo: Como empresas corajosas prosperam dando mais do que tiram”, ex-CEO global da Unilever), Eswar Prasad (economista, pesquisador de moedas digitais, professor na cadeira “Novo Século” na Universidade Cornell) e Joost Van Dreunen (professor da NYU Stern School of Business e autor de One Up, melhor livro já escrito sobre games).
As pessoas presentes puderam assistir a um vídeo inédito com jovens brasileiros inovadores com até 29 anos – incluindo fundadores de startups, ativistas, empreendedores sociais e líderes comunitários. Eles mandaram seus recados aos executivos sobre o que esperam do futuro dos negócios.
As empresas campeãs em cada desafio foram Klabin (Inovação), Schneider Electric (ESG/Socioambiental), Embraer (ESG/ Governança), Aegea Saneamento (Visão de futuro), GOL (Pessoas) e ArcelorMittal Brasil (Desempenho Financeiro).
Entre as melhores de cada setor, os dos destaques foram: SLC Agrícola (Agronegócio), Ambev (Alimentos e bebidas), Bradesco (Bancos), EDP Brasil (Energia), Aché (Indústria farmacêutica e cosméticos), WEG (Mecânica e metalurgia), Suzano (Papel e celulose), Sabin Medicina Diagnóstica (Saúde), Localiza (Serviços), Stefanini (Serviços de tecnologia e software), Vivo (Telecomunicações) e Lojas Renner (Varejo).
Neste ano, a pesquisa 360º está completando 11 anos. Desde o início, trata-se de uma parceria entre a Época NEGÓCIOS e a Fundação Dom Cabral, escola de negócios mais bem colocada no ranking global do “Financial Times”. O propósito é fazer uma avaliação multidimensional das companhias, baseada nos seguintes dados: seis questionários respondidos com informações detalhadas relativas ao fechamento do ano anterior (2021); análise da situação corrente da empresa em 2022; perspectivas. Neste ano foram avaliadas 420 empresas com faturamento de ao menos R$ 200 milhões.
Além das melhores companhias, a edição impressa do anuário Época NEGÓCIOS 360º trará um balanço das 500 maiores empresas do Brasil por receita líquida, os 100 maiores bancos por ativos totais, as 50 maiores seguradoras por prêmios emitidos líquidos e as 100 maiores empresas abertas por valor de mercado. O anuário completo será publicado dia 25 deste mês. (*Editora Executiva de Época Negócios)