Hedge funds venderam ações de bancos pela segunda semana consecutiva e aumentaram suas posições em bens de consumo essenciais no ritmo mais acelerado dos últimos dois anos, segundo relatório do Goldman Sachs visto pela Reuters nesta segunda-feira, pouco antes dos anúncios de resultados corporativos desta semana.
A sequência de recordes em Wall Street poderá ser colocada à prova nos próximos dias, à medida que os grandes bancos começam a divulgar os resultados do segundo trimestre e que os dados de inflação ao consumidor dos EUA referentes a junho serão publicados na terça-feira.
Hedge funds abandonaram posições compradas (long positions) em bancos dos EUA e empresas globais de serviços financeiros pela segunda semana seguida, conforme dados da área de prime brokerage do Goldman Sachs.
Uma posição comprada aposta na valorização de um ativo, enquanto uma posição vendida (short) aposta em sua queda.
O grupo descartou posições compradas e adicionou posições vendidas em ações financeiras europeias, segundo o Goldman.
Bancos, empresas de serviços financeiros e seguradoras foram todos vendidos de forma líquida, enquanto ações de empresas de negociação e de financiamento ao consumidor foram compradas de forma líquida, informou o banco de investimentos.
Enquanto isso, os especuladores se concentraram na semana passada no setor de ações com pior desempenho nos EUA: bens de consumo essenciais, segundo os dados.
O setor de consumo essencial inclui produtos como bebidas, alimentos e tabaco — que geralmente são relativamente protegidos em períodos de retração econômica por serem itens indispensáveis.
A movimentação compradora dos hedge funds ocorre justamente quando analistas esperam que o próximo ciclo de balanços trimestrais revele o impacto das tarifas do presidente Donald Trump sobre os balanços corporativos e sobre a economia em geral.
“Se as tarifas voltarem a subir em 1º de agosto, e em seguida tivermos um relatório de emprego decepcionante, isso facilmente reavivaria os temores de uma recessão nos EUA”, disse Henry Allen, analista do Deutsche Bank.
O setor de consumo essencial foi o mais comprado de forma líquida entre os setores de ações monitorados pela área de prime brokerage do Goldman Sachs em julho, informou o banco.
Hedge funds globais que negociam sistematicamente nos mercados acionários acumulam queda de 1,8% no mês, mas ainda registram alta ligeiramente superior a 10% no ano. Os stock pickers, praticamente estáveis no mês até agora, apresentam retorno de 6,6% no acumulado do ano.
Fonte: Reuters
Traduzido via ChatGPT

