Por Farah Elbahrawy, Bloomberg
04/09/2023 13h16 Atualizado há 20 horas
O rali do mercado de ações dos EUA é forte o suficiente para resistir a mais uma alta dos rendimentos dos títulos do Tesouro americano, segundo enquete da Bloomberg com operadores e analistas.
Com a crescente expectativa de um pouso suave da maior economia do mundo, uma queda do índice S&P 500 se limitaria a 10% mesmo que os yields de 10 anos atinjam 4,5% novamente, ante os atuais 4,2%, segundo a maioria dos 331 entrevistados na pesquisa Pulse do blog de mercados da Bloomberg.
Se eles estiverem certos, o índice de referência vai manter boa parte dos ganhos de 18% acumulados no ano.
“Se tivermos alta de juros e yields, provavelmente será porque a economia surpreendeu positivamente”, disse Christopher Hiorns, gestor da EdenTree Investment Management. “As ações que proporcionam proteção contra inflação podem não ser um investimento tão ruim em comparação com títulos.”
Os estrategistas esperam que qualquer nova alta dos yields de 10 anos não vá além dos 4,5%. Para a equipe do HSBC, isso apenas reduziria a previsão de fim de ano para o S&P 500 de 4.600 para 4.500 pontos, o que ainda representaria uma alta de 17% em 2023.
E alguns esperam que os yields caiam. Wouter Sturkenboom, estrategista-chefe de investimentos para Europa e Ásia-Pacífico na Northern Trust Asset Management, espera que o rendimento da nota de 10 anos seja negociado em torno de 4% até o final do ano.
(Colaborou Sagarika Jaisinghani)
Fonte: Valor Econômico

