LONDRES, 21 de maio (Reuters) – Os preços do petróleo subiram mais de 1% nesta quarta-feira após relatos de que Israel poderia estar se preparando para atacar instalações nucleares iranianas, o que aumentou os temores de uma interrupção no fornecimento de petróleo no Oriente Médio.
Os contratos futuros do Brent subiram 79 centavos, ou 1,2%, para US$ 66,17 por barril às 10h18 GMT. O petróleo bruto West Texas Intermediate (WTI), dos Estados Unidos, avançou 82 centavos, ou 1,3%, para US$ 62,85.
A inteligência dos EUA sugere que Israel está se preparando para atacar instalações nucleares iranianas, informou a CNN na terça-feira, citando vários funcionários do governo norte-americano.
Não está claro se os líderes israelenses já tomaram uma decisão final, acrescentou a CNN, citando as mesmas fontes.
“Uma escalada desse tipo não apenas colocaria em risco o fornecimento de petróleo iraniano, mas também em grandes partes da região como um todo”, disseram estrategistas de commodities do ING.
Considerando que o Irã exporta mais de 1,5 milhão de barris por dia (bpd), os temores de interrupções no fornecimento ajudaram a impulsionar os preços, afirmou o analista Giovanni Staunovo, do UBS.
O Irã é o terceiro maior produtor entre os membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), e um ataque israelense poderia prejudicar os fluxos de exportação do país.
Há também preocupações de que o Irã possa retaliar bloqueando o trânsito de petroleiros através do Estreito de Ormuz, por onde Arábia Saudita, Kuwait, Iraque e Emirados Árabes Unidos exportam petróleo bruto e combustíveis.
Os Estados Unidos e o Irã realizaram várias rodadas de conversas este ano sobre o programa nuclear iraniano, enquanto o presidente Donald Trump retomou uma campanha de sanções mais rigorosas contra as exportações de petróleo do Irã.
Apesar das discussões, comentários feitos na terça-feira por autoridades americanas e pelo líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, indicam que ambos os lados ainda estão longe de chegar a uma resolução.
No entanto, houve alguns sinais de melhora na oferta de petróleo bruto. Os estoques de petróleo dos EUA aumentaram na semana passada, enquanto os estoques de gasolina e destilados caíram, disseram fontes do mercado, citando dados do Instituto Americano de Petróleo (API) na terça-feira.
Os investidores também avaliarão os dados dos estoques de petróleo dos EUA fornecidos pela Administração de Informação de Energia (EIA) mais tarde nesta quarta-feira.
Enquanto isso, a produção de petróleo do Cazaquistão aumentou 2% em maio, disse uma fonte do setor na terça-feira, contrariando a pressão da OPEP+ para reduzir a produção.
Fonte: Reuters
Traduzido via ChaGPT