Por Gabriel Caldeira, Valor — São Paulo
26/10/2023 10h00 Atualizado há 28 minutos
O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos subiu a uma taxa anualizada de 4,9% no terceiro trimestre de 2023, de acordo com a primeira leitura do indicador divulgada nesta quinta-feira pelo Departamento do Comércio. Alguns economistas projetavam um crescimento de 4,7% no período.
A expansão registrada no período de julho a setembro representa uma aceleração robusta ante o aumento de 2,1% do PIB americano no segundo trimestre. De acordo com o relatório, a alta reflete “aumentos nos gastos do consumidor, investimento em estoque privado, exportações, gastos de governos estaduais e locais, gastos do governo federal e investimento fixo residencial”.
Do lado da inflação, o índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) acelerou de uma alta de 2,5% para um aumento de 2,9% no último trimestre. No entanto, o núcleo do indicador, que exclui energia e alimentos, desacelerou de 3,7% para 2,4%.
A desaceleração do núcleo da medida de inflação preferida pelo Federal Reserve (Fed, banco central americano) aliviou em parte os mercados em Nova York.
Fonte: Valor Econômico
