“Não investimos em inteligência artificial [IA]”, afirmou o cofundador e co-presidente da Oak Tree, Howard Marks, que participou de evento do Bradesco BBI. “Estamos usando IA em nossos processos principalmente para organizar dados e esse é o seu melhor uso no momento. Mas não investimos em IA, nem em tecnologia.”
Segundo Marks, “essa é a natureza dos modismos e das bolhas: quando se pensa que todos estão bem e que muitas pessoas terão sucesso”.
Conforme o especialista em investimentos, “o fato de que muitas pessoas terão sucesso faz com que pareça que todos [os investimentos] valham bastante, como se fosse um bilhete de loteria”.
Marks citou a bolha pontocom no fim dos anos 1990. “Em 1999, o mantra era: a internet mudará o mundo. Portanto, qualquer empresa envolvida com a internet ou comércio eletrônico pode ser extremamente valioso. Na bolha tecnológica, a maioria das ações relacionadas com a internet caíram mais de 99%. A propósito, a maioria das bolhas envolve algo novo. E como se joga esse jogo das novidades? A resposta é: você não pode. As bolhas são irracionalmente altas. Os preços dos ativos realmente não têm valor tangível.”
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2020/W/7/imBVBBSAeUnzu0xXv3gA/020818oaktree031.jpg)
Howard Marks, da Oak Tree — Foto: Ana Paula Paiva/Valor

