Macroeconomia e especificidades setoriais aumentam a complexidade e imprevisibilidade de projetos de energia renovável no país. “Acho que nunca foi tão incerto investir em renováveis no Brasil como hoje”, diz Lucas Araripe, diretor-executivo da Casa dos Ventos.
“A lei nova ainda precisa ser regulamentada, há curtailment, os juros estão muito altos, o volume de capex necessário também é alto. No fim do dia, exige mais retorno dos projetos e isso vai para o preço”, emenda o empresário.
Mas não que isso impeça a companhia de investir. Entre o final do ano passado e o início deste ano, a Casa dos Ventos aprovou 2,1 gigas em novos projetos eólicos e solares, com construção prevista para 2026 e 2027 e início de operação no começo de 2028. O investimento é de R$ 11 bilhões a R$ 12 bilhões ao longo dos próximos dois anos.
Os projetos aprovados incluem 828 megas eólicos no Piauí, 630 megas eólicos no Ceará e 640 megas solar no Mato Grosso do Sul. A meta é atingir 6,4 gigas instalados até 2028 e ultrapassar 10 gigas até 2030, suportando a nova demanda de data centers, o desenvolvimento do produto de hidrogênio e o mercado de PPAs corporativos.
“O principal vetor do setor de energia nos próximos anos são os data centers”, diz Araripe. O país se beneficia da demanda por infraestrutura. “O país tem um grid super robusto, interligado, e na outra ponta, energia renovável, abundante e competitiva.”
A demanda tem sido acima das expectativas iniciais da companhia. A Casa dos Ventos fechou um megacontrato de fornecimento para um data center da ByteDance, dona do TikTok, que quer tratar dados que vêm de fora do país, que o empresário vê como tendência.
Serão cinco data centers no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, no Ceará. “O Pecém é como se fosse uma zona franca, se você exporta algum produto ou serviço, então a gente tem ali uma tese interessante de ser um exportados de processamento de dados, de poder atingir outras regiões e países, com dados que chegam de fora e são devolvidos para o exterior”, explica.
Fonte: Valor Econômico

