Decisão da Natura para se desfazer da unidade ocorre poucos meses depois de embolsar US$ 2,6 bilhões com a venda da Aesop para a L’Oréal
Por Fernanda Guimarães e Mônica Scaramuzzo, Valor — São Paulo
30/08/2023 18h31 Atualizado há 9 horas
A Natura &Co definiu a contratação do Morgan Stanley para a venda da marca inglesa de cosméticos The Body Shop, apurou o Valor. O negócio, adquirido há seis anos, pode ser vendido como parte do programa de ajuste do balanço da companhia, uma decisão que ocorre poucos meses depois de embolsar US$ 2,6 bilhões com a venda da Aesop para a L’Oréal.
O contrato com o Morgan Stanley, no momento, é ainda amplo, com o objetivo de “explorar as alternativas”, que poderá, a depender das ofertas, envolver a venda. No entanto não está descartada a possibilidade da entrada de um investidor para ajudar nos investimentos no sentido de recuperação da companhia.
O banco de investimento norte-americano também foi o assessor financeiro para a venda da Aesop. Esta venda, avaliada em US$ 2,6 bilhões, foi concluída nesta quarta-feira, informou a Natura &Co. Anunciada em abril deste ano, a venda da Aesop foi aprovada pela Superintendência Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (SG/Cade) em meados de maio, sem restrições.
Com a The Body Shop, segundo fontes, a ideia será de buscar, mais uma vez, compradores estrangeiros, que podem ter mais interesse no ativo. Segundo o Bradesco BBI, a The Body Shop vale entre R$ 2,5 bilhões e R$ 3,5 bilhões.
A Natura & Co busca reduzir sua dívida. A venda da marca ainda está em avaliação, mas a companhia chegou a ser sondada por investidores estratégicos ainda quando estudava vender a Aesop. Já há interessados por parte do negócio e pelo todo, disse uma segunda fonte, que também falou na condição de anonimato.
A Natura comprou a The Body Shop em 2017 por cerca de US$ 900 milhões. A companhia ainda possui sob o seu guarda-chuva a Avon, que hoje é o braço de maior desafio para a empresa.
Os acionistas da Natura estão buscando uma solução pragmática para o seu negócio e o desapego de marcas internacionalmente conhecidas tem sido o caminho para que a empresa não comprometa suas finanças.
Procurada, a Natura informou que não tem, no momento, comentários adicionais além do divulgado em fato relevante, no qual informou ao mercado que o seu conselho de administração deu aval para que a diretoria busque alternativas estratégicas para a The Body Shop. O Morgan Stanley preferiu não comentar. (Colaborou Felipe Laurence)
Fonte: Valor Econômico