A companhia tem planos de investir aproximadamente R$ 300 milhões em cinco anos, quando espera atingir faturamento da ordem de R$ 230 milhões
Por Cibelle Bouças, Valor — Belo Horizonte
07/07/2023 17h06 Atualizado há 2 dias
O Laboratório Osório de Moraes, indústria farmacêutica centenária, conhecido no país por produtos como Auris-Sedina e Pílulas Imescard, investe em nanotecnologia como parte da estratégia para revigorar o seu portfólio.
A companhia tem planos de investir aproximadamente R$ 300 milhões em cinco anos, e um dos resultados desses investimentos foi apresentado nesta sexta-feira (7) a dermatologistas e redes farmacêuticas em São Paulo. Trata-se de um produto para combater a queda de cabelos, desenvolvido durante mais de 20 anos na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O produto foi licenciado para o Osório de Moraes até 2031.
A fórmula possui ingredientes que aceleram o metabolismo folicular e usa nanotecnologia, o que torna a absorção do produto mais eficaz, segundo a companhia. O laboratório também diz que o tônico capilar não gera efeitos colaterais comuns em produtos similares, como a perda de libido.
Antônio Carlos Vargas, sócio do Osório de Moraes, diz que os resultados do tônico capilar aparecem com 30 dias de uso.
O produto usa matérias-primas que são importadas dos Estados Unidos, do Canadá e da Alemanha. Vargas disse que o laboratório se preocupou em garantir estoques para a produção e venda de 500 mil unidades do produto já neste ano.
O objetivo da companhia, segundo o executivo, é atingir 70% a 80% das farmácias e drogarias do Sudeste em seis meses. Após esse prazo, a distribuição do produto será estendida para as demais regiões do país. A indústria fechou acordo de exclusividade com a Distribuidora de Medicamentos Santa Cruz, que tem alcance de 87 mil farmácias e drogarias no país.
Vargas disse que o produto já foi lançado com a bula em três idiomas – português, inglês e espanhol — para atender clientes internacionais futuramente. “Já temos consultas para vender para países da União Europeia”, afirmou o executivo.
A Osório de Moraes fechou o ano passado com um portfólio de nove produtos e possui atualmente 13 produtos. Entre as novidades, estão o tônico capilar, genéricos de propanolol e paracetamol. “Nós temos mais dois produtos que usam nanotecnologia para serem lançados nos próximos 18 a 24 meses. Esses produtos vão revolucionar o mercado de dermocosméticos”, disse Vargas, sem dar mais detalhes.
O Laboratórios Osório de Moraes foi fundado há 101 anos. A empresa, com sede em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, era gerida pela terceira geração da família do fundador Osório de Moraes e tinha 25 sócios cotistas. Em outubro de 2022, um grupo de investidores mineiros liderado pelo empresário Antônio Carlos Vargas, fundador da Pharlab Indústria Farmacêutica e ex-executivo do Laboratório Teuto Brasileiro, adquiriu 93% da empresa. O valor da aquisição foi mantido em sigilo pelas partes. Dos 25 sócios anteriores, ficou apenas um.
Desde a mudança, a empresa tem investido na aquisição de maquinário novo e na contratação de funcionários, que passaram de 58 para 74. A indústria deve atingir neste ano faturamento da ordem de R$ 50 milhões e tem como meta chegar a R$ 230 milhões em cinco anos.
Laboratório Osório de Moraes lançou um produto para combater a queda de cabelos, desenvolvido durante mais de 20 anos na UFMG.
Fonte: Valor Econômico