Por Bloomberg
01/06/2022 17h01 Atualizado há 16 horas
Jamie Dimon alertou os investidores a se prepararem para um “furacão” econômico, à medida que a economia dos Estados Unidos luta contra uma combinação sem precedentes de desafios, incluindo o aperto da política monetária e a invasão da Ucrânia pela Rússia. “Aquele furacão está logo ali na estrada vindo em nossa direção”, disse o CEO do o J.P. Morgan Chase & Co. em uma conferência patrocinada pela AllianceBernstein Holdings nesta quarta-feira. “Não sabemos se é menor ou o super tempestade Sandy. É melhor você se preparar.”
Dimon disse no dia do investidor do J.P. Morgan em maio que havia “nuvens de tempestade” pairando sobre a economia dos EUA, mas disse que desde então atualizou essa previsão devido aos desafios enfrentados pelo Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) enquanto tenta conter a inflação.
“No momento está meio ensolarado, as coisas estão indo bem, todo mundo acha que o Fed pode lidar com isso”, disse Dimon. As ações da empresa caíam 1,16%, para US$ 130,69 às 16h45 (de Brasília), após os comentários de Dimon sobre a economia.
Os economistas do J.P. Morgan reduziram no mês passado suas perspectivas de crescimento para o segundo semestre de 2022 de 3% para 2,4%, para o primeiro semestre de 2023 para 1,5% de 2,1% e para o segundo semestre de 2023 para 1% de 1,4%. Eles citaram queda nos preços das ações, taxas de hipoteca mais altas e um dólar mais forte em relação aos parceiros comerciais.
Dimon disse nesta quarta-feira que o J.P. Morgan está se preparando para essa turbulência por ser conservador com seu balanço.
“Eu meio que quero liberar depósitos não operacionais novamente, o que podemos fazer em tamanho, para nos protegermos e atendermos os clientes em tempos ruins”, disse ele. “Esse é o ambiente com o qual estamos lidando.”
Ainda assim, ele citou a força do consumidor, salários em alta e empregos abundantes como as “nuvens brilhantes” da economia.
No início da quarta-feira, o CEO da Wells Fargo & Co., Charlie Scharf, disse que espera que o ritmo de crescimento dos empréstimos na empresa seja moderado após o aumento no primeiro trimestre.
Fonte: Valor Econômico
![08fin-300-dimon-c2-img01[1]](https://clipping.ventura.adm.br/wp-content/uploads/2022/06/08fin-300-dimon-c2-img011-640x320.jpg)