Em um mercado caracterizado por volatilidade e inflação, ativos de dívida de infraestrutura estão se tornando cada vez mais atraentes para investidores por causa das características defensivas que oferecem.
A classe de ativos é, em essência, menos ligada intrinsecamente à volatilidade de mercado do que outras. Os ativos fornecem garantias reais (hard collateral), com fluxos de caixa contratados e proteção embutida contra a inflação. Mesmo em uma recessão, esses ativos muitas vezes continuam a gerar renda para os investidores.
“A principal atração da infraestrutura, do ponto de vista de conteúdo de investimento, é que se trata de um investimento em equity em uma classe de ativos que é fundamentalmente menos correlacionada ao PIB”, disse Fentress Boyse, líder sênior de investimentos na Partners Group.
Falando durante um painel sobre como construir resiliência de portfólio, ele acrescentou que a natureza estabilizadora dessa classe de ativos é necessária tanto em ambientes econômicos favoráveis quanto desfavoráveis.
Infraestrutura privada oferece retornos atraentes e proporciona diversificação.
Um relatório do Goldman Sachs divulgado em outubro constatou que o sentimento em relação à classe de ativos está se fortalecendo, impulsionado pelo desempenho robusto em períodos de alta inflação e pelas oportunidades de exposição de longo prazo. O relatório também concluiu que 93% dos LPs esperam que as oportunidades relacionadas à infraestrutura sejam consistentes ou melhores no próximo ano.
“Você vê ativos com um percentual muito, muito elevado de ligações diretas ou indiretas à inflação”, disse Boyse. “Eles têm, ou ajustes de preços contratuais e automáticos para isolar os investidores de mudanças na inflação, ou são ativos que conseguem antecipar um ambiente de juros ainda mais baixos e se proteger em torno disso.”
Esses ativos têm uma longa vida útil e elevada intensidade de capital. “Custa muito dinheiro desenvolver uma usina de energia; você não vai fazer isso sem um contrato com alguém para comprar a energia de você”, disse ele.
“As rodovias com pedágio de hoje não são as mesmas rodovias com pedágio de 20 anos atrás”, afirmou Boyse. “O conjunto de oportunidades consiste em investimentos em ativos físicos que têm valor claro e um propósito claro de viabilizar o funcionamento cotidiano de uma sociedade.”
E, como o II noticiou no início deste mês, há também uma grande oportunidade para investidores proverem o capital privado tão necessário para o desenvolvimento, em vez de financiamento público, que é totalmente insuficiente para bancar a imensa necessidade de infraestrutura nos EUA e globalmente.
Fonte: Institutional Investor
Traduzido via ChatGPT

