A atividade de resgates em hedge funds caiu para o seu menor nível em cinco anos em janeiro, apontando para uma melhora na confiança dos investidores apesar do aumento da incerteza geopolítica e macroeconômica, de acordo com os dados mais recentes da SS&C GlobeOp.
O SS&C GlobeOp Forward Redemption Indicator recuou para 1,46% em janeiro de 2026, ante 2,35% em dezembro. A métrica representa notificações prospectivas de resgate apresentadas por investidores em hedge funds administrados na plataforma SS&C GlobeOp.
A SS&C afirmou que a leitura mais recente marcou o menor nível mensal de notificações de resgate desde o início de 2021, estendendo um declínio de longo prazo a partir dos picos observados durante a crise financeira global, quando o indicador atingiu 19,27% em novembro de 2008.
A queda nos pedidos de resgate ocorre em um momento em que a volatilidade do mercado aumentou após a retomada das tensões comerciais, ameaças de tarifas e mudanças na dinâmica de política externa. Segundo a SS&C, a volatilidade elevada — após um período de relativa calma no fim do ano passado — pode estar reforçando o apelo de estratégias de hedge funds projetadas para gerar retornos em diferentes regimes de mercado.
Bill Stone, chairman e chief executive officer da SS&C Technologies, disse que o ambiente pode se mostrar favorável para gestores ativos.
“A volatilidade elevada e o potencial para drawdowns significativos criam condições favoráveis para que hedge funds gerem retornos ajustados ao risco atraentes”, afirmou.
O Forward Redemption Indicator é baseado em notificações reais de investidores, que normalmente são apresentadas de 30 a 90 dias antes das datas de resgate, oferecendo uma visão antecipada do pipeline de resgates do setor. Embora as notificações possam ser retiradas e os termos de resgate variem por fundo, os movimentos no indicador são amplamente vistos como um proxy para o sentimento dos investidores em relação a alocações em hedge funds.
A SS&C GlobeOp administra aproximadamente 10% dos ativos globais de hedge funds, conferindo ao indicador ampla cobertura entre estratégias e tamanhos de fundos.
A próxima atualização do Forward Redemption Indicator está programada para 23 de fevereiro de 2026.
Fonte: HedgeWeek
Traduzido via ChatGPT


