O Índice Composto da PivotalPath subiu 2% em maio, elevando o retorno acumulado no ano para 2,1%, superando confortavelmente o ganho de 1,06% do S&P 500 e a queda de 1,02% do Nasdaq no mesmo período.
O rali foi sustentado principalmente pelas estratégias direcionadas a ações e eventos. O Índice de Ações Diversificadas da PivotalPath saltou 4,4% em maio — levando o retorno acumulado em 2025 para quase 5% — enquanto o Índice de Estratégias Orientadas a Eventos subiu 3%. Gestores com foco setorial ganharam 2,8% e os quantitativos em ações somaram 2,2%. Até mesmo as estratégias de hedge contra volatilidade avançaram 1,7%, e as estratégias de crédito entregaram 1%.
Enquanto isso, os fundos macro globais obtiveram um avanço modesto de 0,4%, mas os CTAs (Commodity Trading Advisors) seguidores de tendência ficaram para trás, com o Índice de Futuros Gerenciados caindo 1,5%, ampliando a perda acumulada em 2025 para dois dígitos negativos, em -10%.
Os dados da PivotalPath, que abrangem mais de 3.000 hedge funds institucionalmente relevantes e US$ 3 trilhões em ativos do setor, indicam que 77% dos gestores encerraram maio em território positivo, e dois terços estão lucrativos no acumulado do ano.
Fonte: HegdeWeek
Traduzido via ChatGPT


