Por Estevão Taiar e Matheus Schuch — De Brasília
10/06/2022 05h01 Atualizado há 5 horas
O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou ontem que o governo federal “não conseguiu dar aumento” para servidores públicos, mas que “à frente vai ter aumento” salarial para todo mundo.
As declarações foram dadas no Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento, promovido pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
A fala de Guedes repete o que o presidente Jair Bolsonaro disse na terça-feira. Em entrevista ao SBT News, Bolsonaro admitiu que possivelmente não haverá mais reajustes aos servidores neste ano, mas assegurou aumento de salário e reestruturação de carreiras a partir do ano que vem. A declaração de Bolsonaro gerou críticas e reclamações de entidades que representam o funcionalismo federal.
“O governo federal não conseguiu dar aumento para o funcionalismo, mas reduziu impostos para 200 milhões de brasileiros”, disse Guedes ontem. “Logo ali à frente vai ter aumento [salarial] para todo mundo. Mas agora estamos em guerra ainda.”
No evento, o ministro da Economia também afirmou que “está na hora de os governadores ajudarem o Brasil”. “Estamos transferindo recursos o tempo inteiro para Estados e municípios”, disse. “Dos R$ 180 bilhões que eles têm em caixa, será que não podem adiantar um terço para a população brasileira?”, questionou. Ele ainda relatou que as notícias que recebeu do processo de capitalização da Eletrobras são positivas.
Fonte: Valor Econômico

