As ações do setor de saúde apresentaram desempenho inferior ao do mercado mais amplo em 2025, em meio a pressões decorrentes da incerteza política e de desafios específicos das empresas. Embora tradicionalmente seja considerado um setor resiliente e defensivo, este ano tem se mostrado uma exceção. Ainda assim, o sólido desempenho histórico do setor e fortes ventos favoráveis seculares sugerem que as oportunidades em saúde permanecem intactas.
Um dos maiores obstáculos enfrentados pelo setor tem sido a incerteza política e regulatória em torno das políticas da administração Trump sobre preços de medicamentos e tarifas — impactando especialmente as empresas farmacêuticas. A subindústria de planos de saúde também tem sofrido pressão, liderada pelos problemas recorrentes da UnitedHealth Group, incluindo a saída de seu CEO, a retirada das projeções para 2025 e diversas investigações em andamento.
Ao final de junho, o setor de saúde figurava como o segundo com pior desempenho, com um retorno acumulado no ano de -1,11%, em queda juntamente com o setor de consumo discricionário, que é mais cíclico.
DISPLAY 1

O desempenho passado não garante resultados futuros. Não é possível investir diretamente em um índice.
Fonte: FactSet em 30/06/2025.
Na indústria de ferramentas e serviços de ciências da vida, os mercados finais na China continuam enfrentando dificuldades, à semelhança dos anos anteriores, afetando líderes como Thermo Fisher e Danaher. O gráfico abaixo ilustra a dispersão dos retornos por indústria neste ano e destaca as áreas que impactaram negativamente o desempenho geral do setor.
DISPLAY 2

Fonte: FactSet em 30/06/2025. O desempenho passado não garante resultados futuros. Não é possível investir diretamente em um índice.
Desempenho de longo prazo e motores de crescimento
Embora algumas incertezas possam persistir no curto prazo, o desempenho de longo prazo do setor de saúde continua atraente. Desde sua criação em setembro de 1989 até 30 de junho de 2025, o S&P 500 Health Care Index apresentou um retorno anualizado de 11,26%, superando os 10,62% do S&P 500 Index. Esse desempenho superior no longo prazo resultou em um forte crescimento de capital ao longo do tempo, conforme ilustrado no gráfico abaixo.
DISPLAY 3

O desempenho passado não garante resultados futuros. Não é possível investir diretamente em um índice.
Fonte: Morningstar em 30/06/2025.
Além disso, o setor de saúde ainda conta com potentes motores de crescimento de longo prazo — especialmente os ventos favoráveis derivados das mudanças demográficas e de um fluxo constante de inovação. Nos EUA e em outros mercados desenvolvidos, os baby boomers estão chegando à idade de aposentadoria em números significativos, impulsionando a demanda por medicamentos, diagnósticos, procedimentos cirúrgicos e serviços hospitalares.
No campo da inovação, avanços recentes no desenvolvimento de medicamentos GLP-1 para diabetes e obesidade abriram um vasto mercado global ainda amplamente inexplorado. Especificamente, estima-se que o número de adultos obesos aumente para 1,25 bilhão nesta década, enquanto atualmente apenas cerca de 562.000 pacientes em todo o mundo utilizam medicamentos antiobesidade (anti-obesity medicines, ou AOMs).¹ O mercado de AOMs atingiu um marco importante em 2024, com os gastos globais superando US$ 30 bilhões — um aumento de dez vezes desde 2020.² Ao mesmo tempo, avanços em cirurgia assistida por robôs e inteligência artificial (IA) — desde o desenho de ensaios clínicos até estratégias comerciais — devem contribuir para melhores desfechos clínicos e sustentar o potencial de receita de longo prazo do setor.
Nossa abordagem “alpha anywhere” para o setor de saúde
Nossa abordagem para investir em saúde concentra-se na identificação de empresas inovadoras com franquias sólidas em todo o sistema de saúde. Buscamos um portfólio equilibrado entre diferentes indústrias e geografias, mantendo simultaneamente disciplina na avaliação e atenção aos riscos. No ambiente atual, nosso foco permanece em investir em empresas que acreditamos serem vencedoras estruturais de longo prazo e menos influenciadas pela incerteza política e regulatória.
Conclusão:
Apesar de uma série de obstáculos nos últimos anos, o setor de saúde apresentou desempenho histórico sólido e está posicionado para se beneficiar de tendências seculares significativas, como a IA e o envelhecimento populacional. Diante desses potenciais ventos favoráveis, acreditamos que o setor oferece aos investidores uma atrativa oportunidade de valorização no longo prazo.
¹ Novo Nordisk, apresentação para investidores do primeiro trimestre de 2025.
² IQVIA, “Outlook for obesity in 2025: more than a transition year”, por Markus Gores, VP de Thought Leadership EMEA, e Sarah Rickwood, VP de Thought Leadership EMEA. 7 de janeiro de 2025.
Fonte: Goldman Sachs Insights:
Traduzido via ChatGPT

