Por Olga Kharif, Bloomberg
21/06/2023 08h47 Atualizado há 56 minutos
A gestora WisdomTree está tentando novamente obter permissão para abrir um fundo negociado em bolsa (ETF) de bitcoin nos EUA, enviando um pedido à SEC (CVM dos EUA) menos de uma semana após uma solicitação semelhante da BlackRock Inc.
De acordo com o pedido encaminhado à SEC, o fundo WisdomTree Bitcoin Trust seria listado na Cboe BZX Exchange sob o ticker BTCW. O pedido de 15 de junho da BlackRock para um fundo à vista ajudou o token a subir cerca de 15%.
A SEC resiste em permitir tais ETFs de bitcoin, incluindo uma solicitação anterior da própria WisdomTree. Para recusar os pedidos, o regulador citou riscos como fraude e manipulação no mercado à vista do token, mas permitiu a criação de ETFs de bitcoin baseados em futuros da criptomoeda.
O pedido da BlackRock “restaurou a esperança na aprovação graças ao tamanho, estatura e reputação da empresa”, escreveram Eric Balchunas e James Seyffart, analistas de ETF da Bloomberg Intelligence, em nota.
O bitcoin sobe 2% na manhã desta quarta, para US$ 28.730, o nível mais alto desde o início de maio.
“Todo mundo que entrou com um pedido vai reenviar e aqueles que estavam considerando também vão querer entrar com o pedido em breve”, disse Dave Abner, diretor da Dabner Capital Partners, uma empresa de consultoria em ETF e cripto.
Fonte: Valor Econômico

