O setor privado dos Estados Unidos fechou 32 mil vagas de trabalho em setembro, a maior queda desde março de 2023, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pela Automatic Data Processing (ADP). Alguns economistas previam a abertura de 45 mil empregos. O número de vagas de agosto foi revisado para baixo, de criação de 54 mil para fechamento de 3 mil.
Na divisão por setores, a indústria – que inclui manufatura, construção e mineração – fechou 3 mil postos de trabalho, enquanto o setor de serviços perdeu 28 mil. Entre os segmentos industriais, as manufaturas fecharam 2 mil vagas, as empresas de extração e mineração abriram 4 mil postos de trabalho e o setor de construção fechou 5 mil posições.
Já os salários tiveram alta média de 4,5% em setembro para aqueles que permaneceram empregados, praticamente inalterados ante o mês anterior. Trabalhadores que mudaram de emprego registraram salários 6,6% maiores, abaixo da taxa de agosto, de 7,1%, liderados por lazer, hospitalidade e atividades financeiras.
“Apesar do forte crescimento econômico que observamos no segundo trimestre, a divulgação deste mês confirma ainda mais o que temos observado no mercado de trabalho: os empregadores dos Estados Unidos têm sido cautelosos com as contratações”, diz a economista-chefe da ADP, Nela Richardson.
Fonte: Valor Econômico

