Os EUA e o Reino Unido iniciaram ataques aéreos conjuntos contra alvos houthi no Iêmen, disseram autoridades americanas de defesa nesta segunda-feira (22). Os ataques visam uma série de alvos, incluindo radares, disseram as fontes. Elas, no entanto, falando sob condição de anonimato, não informaram quantos alvos foram atingidos.
A maioria dos ataques anteriores visava mísseis individuais que os houthis estariam se preparando para lançar, disseram as autoridades.
Os houthis, que são apoiados pelo Irã, têm como alvo navios que dizem estar ligados a Israel e que viajam pela importante rota comercial do Mar Vermelho.
Anteriormente, os EUA e o Reino Unido afirmaram que não procuravam um conflito com os houthis, mas que tentavam proteger a rota do Mar Vermelho.
Este é o oitavo ataque dos EUA contra alvos houthi no Iêmen e a segunda operação conjunta com o Reino Unido. Foi relatado que caças americanos baseados no porta-aviões Eisenhower estiveram envolvidos nos ataques.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2024/y/B/dKDJ3pQsiLQK7xY70ftg/ap24022838601675.jpg)
O avião FGR4 da Força Aérea Real (Reino Unido) decola para realizar ataques aéreos contra alvos houthis no Iêmen — Foto: AS1 Leah Jones/Ministério da Defesa do Reino Unido/AP
Fonte: Valor Econômico

