Giovana Pacini: “É utopia pensar que vamos encontrar esse equilíbrio [entre família e trabalho]. O importante é não deixar cair sempre os mesmos pratinhos” — Foto: Gabriel Reis/Valor
Foi dentro de casa que o interesse pelo setor farmacêutico surgiu para Giovana Pacini. Filha de um executivo da área, ela acompanhava a vida profissional do pai com admiração. “Eu cresci escutando o meu pai falar das experiências dele no trabalho, e achava lindo porque ele viajava muito”, comenta a CEO da Merz Aesthetics. “Ao mesmo tempo, ele sempre foi muito presente na nossa família”, recorda.
A referência paterna foi seguida por Pacini. Formada em administração pela PUC e com MBA em marketing pela ESPM, ela acumulou mais de 20 anos de experiências em companhias como Eurofarma, Cristália e Neo Química, até migrar para a Galderma. Lá, passou cinco anos até ir para a Merz Aesthetics, empresa global de medicina estética, como diretora de marketing do Brasil. Logo assumiu a diretoria para a América Latina e, em janeiro de 2020, se tornou country manager da empresa no Brasil.
Assim como o pai, Pacini tenta equilibrar seu tempo entre a família e o trabalho, mas não pretende ser perfeita. “É uma utopia pensar que vamos encontrar esse equilíbrio. O importante é não deixar sempre os mesmos pratinhos caírem”, pontua em entrevista a Stela Campos, editora de Carreira do Valor, e Juliana Prado, da “CBN”, no novo episódio do podcast CBN Professional, uma parceria do Valor com a rádio “CBN”. “É primordial estarmos bem com nós mesmos, porque quando entendemos isso, tudo flui melhor.”
Um dos “pratinhos” que a executiva tem nas mãos são os grupos de mulheres dos quais participa, entre eles o “Líder She”, de lideranças femininas na indústria farmacêutica. Segundo ela, é preciso ter disciplina e organização para manter os grupos vivos. “É muito importante que as mulheres façam isso, porque os homens têm muito mais facilidade em marcar um almoço, um happy hour, se encontrar, jogar futebol”, nota. “Nosso papel é fomentar e fazer com que o ‘mindset’ das mulheres mude, para que coloquem esses encontros como algo muito importante, não só para elas, mas para a corporação também.”
Pacini revela que passou pela síndrome de impostora ao assumir como CEO na Merz. “Eu tinha um pouco de desconforto e medo de assumir uma cadeira tão grande e de tanta responsabilidade. Teria que entender e organizar diversas áreas da empresa nas quais não tinha expertise. Me senti uma farsa em alguns momentos”, relata.
A solução foi contar com a ajuda de um coach. “Durante esse processo, ficou muito claro para mim que eu estava insegura, mas que sim, eu era capaz”, conta. “Isso mudou drasticamente a maneira como passei a encarar não só aquele desafio, mas todos os outros.”
Um de seus principais desafios como CEO surgiu logo após assumir o cargo, com a chegada da pandemia. “Deixei totalmente de lado a parte técnica. Comecei, por exemplo, a mandar vídeos para as pessoas da minha casa. Eu estava com roupa normal, meus filhos passavam correndo pela casa. Então, elas foram vendo a minha realidade, que era a mesma que a delas. Isso trouxe uma aproximação incrível com a empresa toda”, conta.
Durante esse período, a executiva conseguiu dobrar o faturamento da Merz no Brasil. Um dos motivos foi o aumento significativo de procedimentos estéticos no meio da pandemia. “O espelho passou a ser o computador, porque passávamos oito, dez horas em reunião e ficávamos nos olhando. Foi o que a gente chamou de ‘efeito Zoom’, porque as pessoas começaram a se incomodar com o que estavam vendo”, explica. “Hoje, continuamos colhendo os frutos de um trabalho que foi muito bem planejado, sustentável e que garante a base para manter o crescimento.”
Além disso, Pacini vem se esforçando para mudar a percepção do público em relação ao mercado estético. “Há muitos anos, havia um tabu imenso. Esse mercado era considerado fútil. A mulher que procurava fazer um tratamento estético era julgada negativamente”, lembra. “Hoje, há estudos que provam que os tratamentos estéticos melhoram uma parte emocional das pessoas, [é algo que] faz realmente com que elas se sintam e vivam melhor.”
Para ouvir o episódio completo é só acessar o site da “CBN”, as principais plataformas de streaming, como Spotify e Apple Podcasts, ou assistir pelo YouTube do Valor e da “CBN”.
Fonte: Valor Econômico