1 – Dupixent
Empresas: Sanofi e Regeneron
O que é?: Anticorpo monoclonal bloqueador de IL4 e IL13
Gastos em 2021: US$ 523,9 milhões
Gastos em 2020: US$ 409,8 milhões
As vendas do Dupixent atingiram 5,24 bilhões de euros (US$ 5,74 bilhões) no ano passado, um aumento de 52,7%. Em março, o CEO da Sanofi, Paul Hudson, previu US$ 14,5 bilhões em vendas máximas para o medicamento, o suficiente para torná-lo um dos maiores sucessos de bilheteria da indústria farmacêutica
2 – Rybelsus
Empresa: Novo Nordisk
O que é? Medicamento oral para diabetes tipo 2
Gastos em 2021: US$ 307,6 milhões
Gastos em 2020: US$ 103 milhões
Em 2020, a Novo Nordisk desembolsou pouco mais de US$ 103 milhões em anúncios do Rybelsus, uma versão oral de seu Ozempic injetável para diabetes GLP-1 comercializado separadamente. O aporte em propaganda quase triplicou
3 – Humira
Empresa: AbbVie
O que é? Medicamento para imunologia
Gastos em 2021: US$ 253,5 milhões
Gastos em 2020: US$ 505,6 milhões
O blockbuster de imunologia da AbbVie foi o rei dos gastos com anúncios farmacêuticos por anos. Mas agora a companhia procura comercializar medicamentos mais novos – com os biossimilares do Humira no horizonte – e reduziu pela metade seus investimentos
4 – Rinvoq
Empresa: AbbVie
O que é? Medicamento para artrite reumatoide
Gastos em 2021: US$ 236,7 milhões
Gastos em 2020: US$ 186,3 milhões
Enquanto a AbbVie reduz a injeção de recursos em campanhas com o Humira, o Rinvoq recebeu mais US$ 50 milhões em anúncios para impulsionar a marca
5 – Trulicity
Empresa: Eli Lilly
O que é? Medicamento para diabetes tipo 2
Gastos em 2021: US$ 202,9 milhões
Gastos em 2020: US$ 182 milhões
A farmacêutica incrementou em 11% os investimentos na propaganda do Trulicity, seu carro-chefe de vendas. Como resultado, o faturamento da companhia teve acréscimo de 28% em 2021
Propaganda de medicamentos – evolução em 2021
1 – Abbott
Campanha: Saúde e dignidade humana
Gastos em 2021: US$ 65,8 milhões
Gasto sem 2020: US$ 10,6 milhões
A campanha colocou os testes de Covid-19 no centro, explorando todas as tecnologias da Abbott que podem detectar e tratar problemas de saúde como diabetes e doenças cardíacas
2 – Pfizer e BMS
Campanha: Combate à fibrilação atrial, trombose venosa profunda e embolia pulmonar
Gastos em 2021: US$ 37,6 milhões
Gastos em 2020: US$ 18 milhões
A aliança entre as duas farmacêuticas garante o dobro de gastos com propaganda ano após ano, com a meta de reforçar a divulgação do anticoagulante Eliquis.
3 – Eli Lilly
Campanha:Patrocínio das Olimpíadas
Gastos em 2021: US$ 33,4 milhões
Gastos em 2020: US$ 1,1 milhão
A Eli Lilly esbanjou dinheiro em 2021 nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Foi a primeira vez que a farmacêutica patrocinou um evento dessa natureza.
4 – Pfizer
Campanha: Science Will Win
Gastos em 2021: US$ 33,3 milhões
Gasto em 2020: US$ 14,6 milhões
A Pfizer passou grande parte de 2021 falando sobre sua vacina contra a Covid-19. Mas na verdade, a campanha havia sido desenvolvida antes da pandemia, mas teve de ser adaptada em função do novo cenário.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico