A Coatue Management, um fundo hedge que investiu fortemente em startups de tecnologia durante o boom impulsionado pela pandemia, está levantando US$ 1 bilhão para apoiar empresas focadas em IA, informou a Bloomberg na segunda-feira.
O financiamento, que reforçará o fundo principal da empresa, será levantado principalmente de investidores institucionais. No entanto, indivíduos de alto patrimônio líquido com contas na corretora Raymond James and Associates também poderão investir na Coatue, segundo o relatório.
A Coatue, que tem quase US$ 50 bilhões em ativos sob gestão, investiu em mais de 170 empresas apoiadas por capital de risco em 2021, de acordo com dados da PitchBook. Desde então, a Coatue reduziu drasticamente seu ritmo de investimento em startups, apoiando apenas 81 empresas em 2022 e cerca de 30 empresas em 2023.
No entanto, o investidor crossover não terminou de investir em empresas privadas. Até agora, em 2024, a Coatue apoiou 29 startups, mostram os dados da PitchBook. Os investimentos mais recentes da empresa focados em IA incluem Glean, Scale AI e Skild AI, que está construindo um robô de IA de uso geral. Philippe Laffont, fundador da Coatue (foto acima), disse que está particularmente entusiasmado com robôs humanoides com cérebros impulsionados por IA.
Fonte: TechCrunch

