Investidores estão acompanhando de perto o sucesso de um novo lançamento da Valiant Capital Management, de Chris Hansen.
O novo veículo side pocket [SPV – Special Purpose Vehicle] da Valiant, focado no setor de energia, tem mostrado desempenho impressionante desde o primeiro trimestre. O fundador da Valiant, Chris Hansen, estruturou o veículo para explorar oportunidades concentradas na indústria de energia em meio ao aumento da demanda impulsionada pela inteligência artificial.
O SPV apresentou alta de 52% bruto e 36% líquido no acumulado do ano até julho, segundo dois investidores. Esse desempenho supera o portfólio público do hedge fund da Valiant, que subiu pouco mais de 30%, apesar de ter registrado queda de 3% em julho, de acordo com um investidor.
A Valiant preferiu não comentar.
O Institutional Investor já havia noticiado, em agosto passado, sobre a nova e mais robusta aposta da Valiant no setor de energia e o lançamento do SPV.
Este é o quarto SPV da Valiant. Os outros três foram: o bem-sucedido Inflation Hedge Swaption SPV, o veículo da GLPI (Eli Lilly) e o fracassado Zillow SPV.
Na carta do segundo trimestre de 2024, a Valiant afirmou que os SPVs “permitem que nossos investidores aumentem sua exposição a essas oportunidades de investimento”. Segundo a gestora, o novo veículo de energia realizaria investimentos concentrados em diversos temas identificados e poderia ser ajustado com base em desenvolvimentos de mercado e descobertas adicionais de pesquisa.
“À medida que avançamos em nosso trabalho sobre inteligência artificial e as implicações do ciclo contínuo de investimentos em infraestrutura, estamos cada vez mais entusiasmados com a oportunidade de investimento no setor de energia dos EUA e na cadeia de valor associada, além da crescente demanda por data centers”, escreveu Hansen em sua carta de clientes do 2º trimestre de 2024. “Com a IA como acelerador, parece que estamos em um ponto de inflexão no consumo de energia dos EUA.”
Hansen enfatizou que, após décadas de crescimento quase nulo, a Valiant espera aceleração da demanda nos EUA pela próxima década.
Segundo um investidor, os ganhos deste ano no SPV de energia foram amplamente distribuídos entre as 10 a 15 ações de energia detidas pela Valiant.
No fim do segundo trimestre, a maior posição da Valiant em uma empresa ligada ao setor de energia parece ser a Argan, prestadora de serviços para a indústria, conforme seu último relatório trimestral 13F. Em seu site, a empresa declara: “Construímos soluções inovadoras para a transição energética em direção a combustíveis de baixo carbono / carbono zero, como usinas termelétricas a gás eficientes, projetos de biomassa, instalações solares, parques eólicos e plantas de geração de energia a partir de resíduos.”
A segunda maior posição relacionada à energia da Valiant parece ser a GE Vernova, uma fabricante de equipamentos e prestadora de serviços para o setor de energia.
Enquanto isso, o hedge fund long-short da Valiant registrou revés em julho, devido principalmente a perdas em posições vendidas, em um mês difícil para estratégias short em geral, segundo um investidor.
Ainda assim, a Valiant permanece entre os hedge funds com melhor performance no ano, bem como entre os hedge funds relacionados ao grupo Tiger.
Até maio, quando o fundo acumulava aproximadamente 30% bruto de alta, as posições compradas contribuíram com mais de 17% dos ganhos, enquanto o livro vendido adicionou mais de 11%, de acordo com material interno da Valiant visto pelo Institutional Investor na época. O fundo ainda avançou mais de 7% em junho.
Fonte: Institutional Investor

