XANGAI, 30 de outubro (Reuters) – A China orientou suas montadoras a suspender grandes investimentos em países europeus que apoiam tarifas extras sobre veículos elétricos fabricados na China, disseram duas pessoas informadas sobre o assunto, em um movimento que pode aprofundar a divisão na Europa.
As novas tarifas da União Europeia, de até 45,3%, entraram em vigor na quarta-feira, após uma investigação de um ano que dividiu o bloco e provocou retaliação de Pequim. Dez países membros da UE, incluindo França, Polônia e Itália, apoiaram as tarifas em uma votação este mês, enquanto cinco membros, incluindo a Alemanha, foram contra, e 12 se abstiveram.
À medida que Pequim continua negociando uma alternativa às tarifas, montadoras chinesas como BYD (002594.SZ), SAIC (600104.SS) e Geely (GEELY.UL) foram informadas em uma reunião realizada pelo Ministério do Comércio em 10 de outubro que deveriam pausar seus planos de investimentos em ativos pesados, como fábricas, em países que apoiaram a proposta, disseram as fontes. Eles preferiram não ser identificados, pois a reunião não foi pública.
Várias montadoras estrangeiras também participaram da reunião, onde os participantes foram orientados a serem cautelosos com seus investimentos em países que se abstiveram da votação e foram “encorajados” a investir naqueles que votaram contra as tarifas, disseram as fontes. Geely se recusou a comentar, e SAIC, BYD e o Ministério do Comércio não responderam imediatamente aos pedidos de comentário.
A Itália e a França estão entre os países da UE que têm buscado atrair investimentos das montadoras chinesas, mas também alertaram sobre os riscos de uma enxurrada de veículos elétricos chineses baratos para os fabricantes europeus.
A SAIC, de propriedade do governo e segunda maior exportadora de automóveis da China, está escolhendo um local para uma fábrica de veículos elétricos na Europa e planeja abrir seu segundo centro de peças europeu na França ainda este ano para atender à crescente demanda por carros da marca MG. O governo francês não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
O governo italiano está em negociações com a Chery, maior montadora da China em exportações, e outras montadoras chinesas, incluindo a Dongfeng Motor (0489.HK), sobre potenciais investimentos. O Ministério da Indústria da Itália se recusou a comentar, e Dongfeng e Chery não responderam imediatamente.
A BYD está construindo uma fábrica na Hungria, que votou contra as tarifas. A gigante chinesa de veículos elétricos também está considerando transferir sua sede europeia dos Países Baixos para a Hungria devido a preocupações com custos, disseram duas pessoas com conhecimento do assunto.
Mesmo antes da orientação de Pequim, as empresas chinesas já eram cautelosas quanto ao estabelecimento de unidades de produção na Europa por conta própria, devido aos altos investimentos necessários e ao entendimento profundo das leis e da cultura locais.
As montadoras também foram orientadas na reunião de 10 de outubro a evitar negociações de investimento separadas com governos europeus e, em vez disso, trabalharem juntas em negociações coletivas, disseram as fontes.
A diretiva segue uma advertência similar de julho, quando o Ministério do Comércio aconselhou as montadoras chinesas a não investirem em países como Índia e Turquia, e a serem cautelosas com os investimentos na Europa.
Fonte: Reuters
Traduzido via ChatGPT

