Um novo relatório do JPMorgan Chase está lançando luz sobre o efeito inibidor que a reformulação do visto H-1B pode ter no mercado de trabalho americano.
O relatório, publicado na terça-feira, prevê que os EUA podem ver 5,500 autorizações de trabalho a menos por mês, à medida que as empresas se incomodam com o custo impressionante de $100,000 para cada nova inscrição que apresentarem.
Eles chegaram a esse número tomando o total de novas petições de emprego para o ano fiscal de 2024, ou 141,000, e projetando quantas delas foram processadas em consulados fora dos Estados Unidos. Essas aproximadamente 65,000 petições consulares são as mais propensas a serem impactadas pela nova taxa, disse o relatório.
“É possível que essa mudança torne menos atraente para estudantes estrangeiros virem aos Estados Unidos para estudar”, alertou o relatório, acrescentando que as mudanças poderiam reduzir as oportunidades de emprego desta população após a graduação nos EUA.”
A ampla mudança de política, assinada pelo presidente Trump na sexta-feira, é projetada para manter empregos nos EUA nas mãos de trabalhadores americanos.
A reação foi rápida, provocando pânico em aviões, confusão nas altas cúpulas corporativas e inquietação entre pessoas em início de carreira preocupadas com perspectivas profissionais de curto e longo prazo. O relatório disse que muitas das principais empresas do mundo usam o programa de vistos, incluindo firmas de consultoria, que representaram quase metade dos 50 maiores beneficiários do H-1B no ano passado.
No ano passado, cerca de 70% das inscrições de visto H-1B foram concedidas a trabalhadores da Índia, e cerca de dois terços se concentraram em empregos relacionados a computação, disse o relatório.
É por isso que a medida de aumentar as taxas de visto de forma tão dramática pode ser particularmente dolorosa para trabalhadores imigrantes vindos da Índia, disse o relatório, embora “o número de trabalhadores afetados seja relativamente pequeno” em termos agregados.
Correção: 23 de setembro de 2025 — Uma versão anterior desta matéria descreveu de forma incorreta a natureza da mudança do visto H-1B. Ela foi resultado de uma ordem executiva.
Fonte: Business Insider
Traduzido via ChatGPT

