Por Augusto Decker, Valor — São Paulo
30/06/2023 15h37 Atualizado há 2 dias
O BNP Paribas agora projeta que o Banco Central iniciará o ciclo de flexibilização monetária em agosto, e não mais em setembro. O banco espera corte de 0,25 ponto porcentual na próxima reunião. Além disso, os economistas Gustavo Arruda e Laiz Carvalho cortaram a projeção para a Selic no fim do ano de 12,5% para 12%. A taxa terminal continua em 10%, mas agora a expectativa é que ela chegue nesse nível em junho de 2024, e não mais em agosto.
“O Copom publicou a ata da reunião de junho, afirmando que a visão majoritária do comitê é de que a inflação está desacelerando e permitindo o início de ‘um processo parcimonioso de inflexão na próxima reunião’. Isso deixa a porta aberta para um corte de 25 pontos-base em agosto, na nossa visão”, afirmam os economistas do BNP em relatório.
O banco lembra ainda que Gabriel Galípolo e Ailton Aquino, indicados para duas diretorias do Banco Central, serão sabatinados no Senado na semana que vem e já devem se juntar ao colegiado na próxima reunião, “injetando um tom mais ‘dovish’”. Os economistas lembram ainda que, apesar de mais suave, a comunicação recente ainda indica um ciclo gradual de flexibilização monetária.
“Os próximos passos serão muito dependentes de dados, na nossa visão, e irão depender de melhora nas expectativas de inflação, especialmente no longo prazo”, diz a nota. “Nossas projeções implicam uma melhora da perspectiva de inflação nos próximos meses, mas não uma que justifique que o BC inicie o corte com 50 pontos-base.”
Fonte: Valor Econômico
