A atividade no amplo setor manufatureiro da China caiu mais do que o esperado em abril, à medida que as altas tarifas dos Estados Unidos começaram a prejudicar o maior exportador mundial.
O índice oficial de gerentes de compras (PMI) para o setor manufatureiro de abril chegou a 49,0, caindo em relação aos 50,5 de março, informou o Departamento Nacional de Estatísticas (NBS) na quarta-feira (horário em Pequim). O resultado de abril ficou abaixo dos 49,8 apontados por uma pesquisa do Wall Street Journal com economistas.
Ao ficar abaixo da linha de 50,0, o PMI de abril mostrou que a indústria chinesa entrou em território de contração. Dados acima de 50,0 sugerem expansão na indústria.
Foi o pior resultado do PMI industrial chinês desde dezembro de 2023.
O resultado de quarta-feira oferece um primeiro vislumbre dos danos que o pacote tarifário do “Dia da Libertação” do governo de Donald Trump pode causar à economia chinesa, encerrando dois meses consecutivos de expansão da atividade.
O subíndice de novos pedidos de exportação caiu para 44,7 em abril, ante 49,0 em março, ressaltando o impacto tarifário sobre os exportadores chineses.
Indicador privado
A versão privada do PMI industrial também foi divulgada nesta quarta-feira em Pequim. Apurado pelo grupo de mídia Caixin e pela agência S&P Global, o indicador privado caiu para 50,4 em abril, ante 51,2 em março.
O dado de abril é o mais baixo desde janeiro, mas o indicador Caixin/S&P ao menos se manteve em território de expansão, pelo sétimo mês consecutivo.
“Os aumentos de tarifas dos Estados Unidos afetaram a demanda externa, com os novos pedidos de exportação caindo na taxa mais rápida desde julho de 2023”, disse Wang Zhe, economista sênior do Caixin Insight Group.
As interrupções comerciais foram citadas como a causa da queda nos novos pedidos de exportação, que recuaram pela primeira vez em três meses e pesaram sobre o crescimento da produção.
Tanto o PMI oficial quanto o privado vieram em queda em abril, uma convergência que ocorreu no mês apesar das diferentes metodologias adotadas. Enquanto o PMI privado acompanha mais as empresas privadas e as pequenas e médias, o indicador oficial avalia mais as grandes companhias e as estatais.
Serviços e construção
O NBS também divulgou na quarta-feira em Pequim o PMI não manufatureiro da China, que abrange tanto a atividade de serviços quanto a de construção. Esse indicador oficial também apresentou queda em abril, para 50,4, ante 50,8 em março, porém mantendo-se em território de expansão.
O subíndice que acompanha a atividade de serviços caiu de 50,3 em março para 50,1 em abril, enquanto o subíndice da construção recuou de 53,4 para 51,9.
Fonte: Valor Econômico

