A rede de atacarejo AssaíCotação de Assaí vai concentrar foco em iniciativas para 2026 que exigem baixo desembolso, dentro de um plano de investimentos de R$ 700 milhões no ano que vem e dez lojas a serem abertas — abaixo do R$ 1 bilhão a R$ 1,2 bilhão de investimentos neste ano.
São três projetos centrais, de lançamento de marcas próprias do grupo (algo que a atacadista no passado deixava em segundo plano); criação de novos produtos financeiros, um projeto que avançou até hoje mais devagar; e a criação de farmácias fora ou dentro de lojas, como já permitido por lei após mudanças regulatórias.
Em linhas gerais, as primeiras entregas dessas iniciativas devem ocorrer entre o primeiro e o segundo trimestres de 2026. A maquininha de cartão está em fase piloto e é o primeiro produto financeiro para pessoa jurídica que será lançado, devendo chegar no mercado nos primeiros meses de 2026.
O AssaíCotação de Assaí tem cerca de 40 milhões de clientes, segundo dados da consultoria NielsenIQ Homescan, mas desenvolveu mais lentamente projeto paralelos ao atacarejo em si pelo foco maior da rede, nos últimos anos, primeiro no crescimento orgânico e depois, na redução de alavancagem financeira.
Sobre a área de farmácias, a empresa criará um “mundo saúde” nas lojas, que concentrará iniciativas relacionadas à saúde e bem-estar, mercado com crescimento mais contínuo e em taxas mais altas do que alimentos.
O primeiro projeto será a de criação de farmácias, inicialmente localizadas nas galerias das unidades. Os testes começarão antes da aprovação do projeto de lei 2.158/2023, que autoriza a venda de medicamentos em supermercados. E caso aprovado o projeto de lei, então a rede poderá expandir essas farmácias para a área interna dos pontos. Isso porque há questões de sistemas que precisam avançar já para que o modelo esteja mais redondo.
Outra iniciativa anunciada é o desenvolvimento de produtos de marcas próprias, de margem mais elevada para a rede.
Inicialmente, serão duas marcas: uma que levará o próprio nome, AssaíCotação de Assaí, com foco no consumidor final, e outra, chamada Chef, que já existe e será remodelada para o público pessoa jurídica. O projeto terá início nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, considerando a escala da companhia nessas regiões (são cerca de 160 lojas nos dois Estados), com logística não tão cara e sistema tributário similar.
A rede acredita que haverá aumento na demanda por marcas de preços populares, mais combativas, nos próximos anos, e a indústria tem ocupado esse mercado com a troca de marcas mais caras por mais baratas nas últimas crises, além da diminuição de tamanho das embalagens por parte dos fornecedores.
A intenção do AssaíCotação de Assaí é ocupar parte desse mercado agora porque há uma conjunção de fatores mais positivos, como força maior da marca AssaíCotação de Assaí hoje do que no passado e demanda latente. Concorrentes como Roldão e Tenda Atacado já estão nesse mercado há anos, e todas enfrentam ainda barreiras pelo crescimento na demanda dos clientes pela segunda marca da indústria tradicional, mais competitiva e respeitada hoje.
O portfólio dos primeiros itens está em estudo e deverá incluir itens com embalagens e formatos maiores.
No caso da expansão dos serviços financeiros, a estratégia inclui o lançamento de uma maquininha própria para clientes empresas, e um novo aplicativo, o “Meu Negócio AssaíCotação de Assaí”, para pessoa jurídica. A intenção é não utilizar “funding” próprio nesse projeto, até pelo foco em desalavancagem da empresa. Por conta disso, parceiros financeiros devem bancar o “funding”.
O AssaíCotação de Assaí também lançará um cartão de débito e a funcionalidade de cashback nas compras. Todo o ecossistema levará o nome de AssaíCotação de Assaí Pay.
O grupo já tem o cartão de crédito “Passaí” com 2 milhões de unidades, especialmente para classes C e D. Sobre outros produtos, a cadeia ainda não conseguiu criar para pessoas físicas, e não explora nenhum produto para pessoas jurídicas.
A empresa disse a analistas que deve concluir conversas com os bancos para aumentar essa lista, sem detalhar prazos.
De todas as alavancas, a que mais tem chance de criar mais valor hoje é serviço financeiro, segundo disse hoje a analistas Belmiro Gomes, presidente da rede. Há 1 milhão de pessoas jurídicas clientes da empresa para quem ela não oferece nenhum produto.
De dois anos para cá, o AssaíCotação de Assaí reviu prioridades, após a alta da taxa de juros, e aumento do custo de capital depois de 2024, e optou por postergar determinados projetos de expansão previstos para o ano de 2026. Sendo assim, a previsão é de abertura de cerca de dez lojas no ano e de redução do investimento para aproximadamente R$ 700 milhões em 2026.
Fonte: Valor Econômico