Por Valor — São Paulo
03/07/2023 10h26 Atualizado há 22 horas
A Alemanha anunciou que irá aumentar o orçamento com defesa para atingir a meta estabelecida pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), de que todos os membros da organização gastem o equivalente a 2% do PIB em questões de segurança nacional.
O anúncio foi feito nesta segunda-feira (3) em documento divulgado pelo governo que traz o planejamento fiscal do país para 2024. A ideia é que a pasta do ministro da Defesa, Boris Pistorius, tenha à disposição 51,8 bilhões para gastos regulares no próximo ano, 1,7 bilhão acima do orçamento de 2023.
Guerra na Ucrânia
O objetivo de atingir 2% do PIB em gastos de defesa será atingido com um fundo adicional estabelecido pela Alemanha após o início da guerra da Rússia contra a Ucrânia, que dará à defesa do país mais 19,2 bilhões de euros em recursos.
O primeiro-ministro da Alemanha, Olaf Scholz, deve assinar o texto do orçamento de 2024 até a metade desta semana, e a proposta seguirá para o Parlamento, onde serão feitos ajustes. A previsão é que as medidas tenham aprovação final em dezembro.
Fonte: Valor Econômico