Poluição farmacêutica afeta oceanos e saúde humana

Quando foi a última vez que você tomou algum medicamento? Para boa parte dos brasileiros, a resposta será “há poucas horas”. Quando ingerimos um remédio, os princípios ativos são metabolizados em nosso organismo, resultando em produtos modificados ou intactos que serão eliminados principalmente pela urina. Esta, por sua vez, vai parar no esgoto doméstico, cujos métodos de tratamento são pouco efetivos em eliminar os resíduos de produtos farmacêuticos, situação agravada pelos despejos da indústria farmacêutica, o uso de medicamentos veterinários na criação de animais e o descarte inadequado de fármacos. Resultado: centenas desses resíduos têm sido encontrados em pequenas concentrações em rios e oceanos, na água que bebemos e até em ambientes remotos como a Antártica.

Cannabis deixam vacas ‘chapadas’. E quem toma o leite?

Embora as mudanças comportamentais fossem dignas de nota, elas foram, de certa forma, consequências imprevistas de um experimento realizado por pesquisadores do Instituto Federal Alemão de Avaliação de Riscos, que pretendia descobrir como o cânhamo carregado de THC poderia afetar a produção leiteira. Os cientistas também queriam saber se o THC (abreviação de tetrahidrocanabinol) poderia chegar aos humanos através do leite.

Essas questões são especialmente pertinentes para os produtores de cânhamo americanos, que têm lutado para encontrar uma saída para as toneladas de sobras de material fibroso depois que compostos canabinoides como o CBD são extraídos da Cannabis sativa, a planta com flores que produz níveis amplamente divergentes de THC, dependendo do cultivar.

De olho na Copa, Cimed escala esposas dos jogadores como garotas-propaganda

A marca escolheu esposas de 5 jogadores e do auxiliar do técnico Tite para produzir conteúdos sobre produtos da empresa farmacêutica.

“Essas mulheres são parte fundamental do sucesso dos jogadores da nossa seleção. São elas que estão no dia a dia, dando todo o suporte a eles e por isso quisemos trazê-las para protagonizar nossa campanha”, afirma João Adibe Marques, presidente da Cimed, em comunicado.