Por Valor — São Paulo
27/09/2023 17h01 Atualizado há 16 horas
O presidente da China, Xi Jinping, discursou em uma sessão do Politiburo, que toma as decisões do Partido Comunista Chinês, e afirmou que é preciso aumentar os esforços no sentido de proteger a segurança e os interesses da nação no processo de abertura do país, ao mesmo tempo em que se comprometeu a participar do processo de ajustes das regras comerciais internacionais. A China “deve participar profundamente da reforma da Organização Mundial do Comércio e salvaguardar os direitos legítimos da nação”, disse Xi, de acordo com a agência oficial de notícias Xinhua.
A China se beneficia da adesão à OMC há mais de 20 anos e, segundo Xi, evoluiu para um “participante importante” na formação de regras comerciais e econômicas globais.
A fala de Xi nesta quarta-feira (27) coincide com os esforços do gigante asiático para estabilizar os laços com os principais parceiros comerciais, entre eles Estados Unidos e Europa, à medida que a economia chinesa perde força.
Xi também prometeu continuar a expandir o acesso ao mercado chinês e atrair capital estrangeiro, mas ressaltou a necessidade de proteger a segurança econômica do país, segundo a Xinhua.
O Politburo da China, composto por 24 membros, também prometeu intensificar os esforços anticorrupção nas empresas estatais e no setor financeiro, decisões tratadas em uma reunião separada nesta quarta.
Fonte: Valor Econômico

