Por Nikkei Asia, Valor — Tóquio
20/06/2023 03h01 Atualizado há 11 minutos
A Berkshire Hathaway, fundo de investimentos dos Estados Unidos liderado pelo proeminente investidor Warren Buffett, disse na segunda-feira que comprou ações adicionais em cinco grandes tradings japonesas, elevando sua participação média para mais de 8,5%.
As empresas comerciais são Mitsubishi Corp., Mitsui & Co., Itochu, Marubeni e Sumitomo Corp..
Em quatro das cinco tradings, as participações da Berkshire ultrapassaram 8%. O fundo de investimentos anunciou sua intenção de adicionar ações de empresas comerciais em abril, provocando uma alta nas ações japonesas. A revelação do aumento das compras provavelmente aumentará as expectativas para um novo movimento de compra de ações.
A National Indemnity, uma subsidiária 100% americana da Berkshire, apresentou um relatório de mudança ao Kanto Local Finance Bureau na segunda-feira. Na última segunda-feira, a participação da Berkshire nas ações em circulação da Mitsubishi Corp. aumentou de 6,59% para 8,31%. A participação acionária da Mitsui & Co., Itochu, Marubeni e Sumitomo Corp. também aumentou da faixa de 6% para a faixa de 7% a 8%. A quantidade total de ações detidas pela Berkshire na segunda-feira era de aproximadamente 2,8 trilhões de ienes.
A Berkshire divulgou pela primeira vez suas participações nas cinco principais ações de tradings em agosto de 2020. Buffett seguiu com sua visita ao Japão em abril deste ano e se reuniu com os executivos-chefes (CEOs) das cinco tradings, um após o outro.
Ele disse que a Berkshire possuía 7,4% das ações das cinco empresas comerciais em abril, excluindo ações em tesouraria. Com esta compra adicional, a proporção média de propriedade das cinco empresas é agora superior a 8,5%.
Em comunicado, a Berkshire reiterou sua intenção de manter essas participações a longo prazo e o desejo de Buffett de deter até 9,9% de cada uma das cinco empresas.
As tradings, chamadas em japonês de “sogo shosha”, saudaram o aumento de suas participações. O diretor financeiro da Itochu, Tsuyoshi Hachimura, disse: “Estamos satisfeitos que Buffett tenha aumentado sua participação nas cinco empresas para 8,5% após sua visita ao Japão, pois mostra sua confiança na administração de cada trading e seu reconhecimento pelo crescimento da indústria de sogo shosha”.
Um porta-voz da Mitsubishi Corp. disse: “Vamos nos esforçar para aumentar nosso valor corporativo por meio do diálogo com nossas diversas partes interessadas”. Um porta-voz da Marubeni também comentou: “Nosso objetivo é maximizar o valor para os acionistas, incluindo o da Berkshire Hathaway, continuando a aumentar nosso valor corporativo”.
O preço das ações da Marubeni quase quadruplicou desde o fim de agosto de 2020, quando a Berkshire divulgou sua propriedade. Os preços das ações das outras quatro empresas também mais que dobraram, marcando muito mais do que o aumento de 44% na média das ações “Nikkei Asia”.
Em comparação com o fim de março, antes da visita de Buffett ao Japão, todas as ações subiram mais de 30%, confirmando a influência de Buffett. Desde abril, quando o bilionário expressou sua intenção de adicionar ações das cinco principais tradings, as compras de ações japonesas por investidores estrangeiros ganharam impulso.
Fonte: Valor Econômico

