Valor — São Paulo
As vendas totais do Grupo Boticário somaram R$ 30,8 bilhões em 2023, alta de 30,5% ante o ano anterior e quase o dobro do registrado em 2021. Do volume de vendas total, cerca de 26% é relativa a produtos lançados há menos de um ano.
De acordo com comunicado de imprensa do Grupo Boticário, o resultado reflete a estratégia de multicanal e multimarcas, com entrada em novos canais, além da consolidação em categorias.
A operação B2B da companhia, que representa a distribuição em canais como farmácias, perfumarias, lojas de departamento e varejo alimentar, dobrou de tamanho no ano passado e atingiu 100 mil pontos de venda. Já a marca profissional Truss alcançou presença em 26 mil salões de beleza.
A Cálamo Distribuidora de Produtos de Beleza parte do Grupo Boticário que, por obrigação legal, publica suas demonstrações financeiras anuais, registrou lucro líquido atribuído aos controladores de R$ 533,2 milhões em 2023, o que representa alta de 75,9% ante os R$ 303,2 milhões registrados no calendário anterior. O lucro líquido consolidado foi de R$ 539,9 milhões, avanço de 76,5%. A receita operacional líquida cresceu 27,5% no comparativo anual, para R$ 8 bilhões.
De acordo com relatório de administração, as atividades da Cálamo compreendem a “industrialização, distribuição comercial por atacado, importação e exportação de produtos de perfumaria, cosméticos e higiene pessoal, medicamentos cosméticos-dermatológicos e produtos farmacêuticos, fabricação de soluções concentradas de óleos essenciais obtidos por tratamento de flores, locação de imóveis próprios, licenciamento de marcas e produtos, comércio de produtos de perfumaria, cosméticos, e higiene pessoal, análise, desenvolvimento e licenciamento de sistemas”, entre outras atividades.
Fonte: Valor Econômico