A vacina atua no organismo estimulando a produção de anticorpos que combatem o vírus da dengue
PorVitor Guedes
, Valor — Rio
13/02/2025 06h00 Atualizado há uma hora
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2024/C/e/LAkn6CS46zZ1eHG4Ux7Q/105876791.jpg)
A vacina da dengue está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) e nas redes privadas de todo o Brasil.
Quem pode tomar o imunizante Qdenga, desenvolvido pelo laboratório japonês Takeda, são todas as pessoas entre 4 e 60 anos, independentemente de terem sido ou não infectadas com a doença, segundo informa a bula do medicamento. A vacina é dada em um esquema de duas doses, com um tempo de intervalo de 3 meses entre elas.
A vacina atua no organismo estimulando a produção de anticorpos que combatem o vírus da dengue.
Leia também:
Tanto a Qdenga quanto a Dengvaxia, produzida pela francesa Sanofi e disponível em clínicas particulares para pessoas de 6 a 45 anos, são tetravalentes, ou seja, contém os sorotipos 1, 2, 3 e 4 do vírus da dengue, além de utilizarem uma parte da carga viral ainda viva mas atenuada para estimular o sistema imunológico humano. Vale salientar que a Dengvaxia é dada em um esquema de três doses, com um intervalo de 6 meses entre elas.
O Ministério da Saúde definiu que a faixa etária prioritária seria de 10 a 14 anos, grupo que concentra a segunda maior parcela das hospitalizações pela doença atrás apenas dos idosos, que aguardam a realização de estudos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para liberação do imunizante.
A vacinação é contraindicada para pessoas com imunodeficiência, gestantes e lactantes. No caso da Dengvaxia, há uma contraindicação também para os indivíduos que não foram previamente infectados com nenhum dos quatro tipos de vírus da dengue.
Na rede privada, aqueles que estejam dentro da faixa etária definida na bula da vacina Qdenga podem se imunizar. Em algumas drogarias como a São Paulo e a Pacheco, o preço do imunizante fica em R$ 349,90. Na rede Pague Menos, o preço chega a R$ 379,99.
O que é a dengue?
A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti classficada no grupo de enfermidades consideradas arboviroses — doenças transmitidas por artrópodes (como aranhas e lacraias), mosquitos e carrapatos.
A doença é sazonal e costuma atingir seu pico entre os meses de outubro e maio, período de temperaturas mais elevadas no Brasil.
Quais são os sintomas da dengue?
Os sintomas preliminares costumam ser:
- Febre alta (acima de 38,5º);
- Dor nos olhos,
- Mal estar,
- Dor de cabeça,
- Manchas vermelhas no corpo e enjoo/náusea.
A dengue reduz ainda o número de plaquetas no organismo, pois a produção delas fica prejudicada pela reação do sistema imunológico à doença.
Quais são os sintomas da dengue hemorrágica?
A dengue hemorrágica ocorre quando há um escalonamento dos sintomas da doença após três dias do início dos sintomas mais comuns.
Entre os sintomas da dengue hemorrágica estão:
- Dor abdominal intensa;
- Dificuldade respiratória;
- Fadiga;
- Queda da pressão arterial;
- Sangue nas fezes;
- Sangramento nas gengivas ou no nariz.
Idosos, gestantes e pessoas com comorbidades como diabetes ou hipertensão arterial são considerados grupos de riscos tanto para a dengue comum quanto para a hemorrágica.
Qual é o tratamento para dengue?
Não existe um tratamento específico para a dengue.
O procedimento visa apenas mitigar os efeitos de sintomas da doença como febre, dores e náuseas (paracetamol ou dipirona, por exemplo). É importante evitar anti-inflamatórios como Ibuprofeno e analgésicos como ÁcidoAcetilsalicílico.
A recomendação para os infectados é repouso, hidratação por ingestão de líquidos e acompanhamento médico.