Por Dorothy Ma — Bloomberg
26/10/2023 05h03 Atualizado há 6 horas
A incorporadora imobiliária chinesa Country Garden foi pela primeira vez declarada inadimplente em sua dívida em dólar, um marco do aprofundamento da crise no segmento que abala o gigante asiático. O não pagamento de juros dentro do período de carência que terminou na semana passada “constitui um evento de default”, segundo um aviso da Citicorp International, visto pela “Bloomberg News”, aos detentores do título em questão. A Citicorp International é uma unidade do Citigroup em Hong Kong.
Isso significa que a representante dos credores deve declarar que o principal e os juros devidos devem ser pagos imediatamente se os detentores de pelo menos 25% do principal das notas em circulação o exigirem. Não há indicação de que os credores tenham feito esta exigência ainda.
A construtora, uma das mais endividadas do mundo, não pagou US$ 15,4 milhões de juros sobre um título em dólar ao final de um período de carência de 30 dias, após o vencimento original de 17 de setembro. A Country Garden disse à Bloomberg News na semana passada que não esperava ser capaz de cumprir todos os pagamentos de sua dívida externa no prazo. Agora, a empresa pode estar a caminho de uma das maiores reestruturações de dívida na história do país.
Um porta-voz do Citigroup preferiu não comentar sobre o aviso aos detentores de títulos da Country Garden. A construtora não comentou imediatamente.
Comandada por uma das mulheres mais ricas da China, Yang Huiyan, o tamanho da construtora se tornou importante para a economia do país, onde o mercado imobiliário e setores afins representam cerca de 20% do PIB.
O default ocorre quando o presidente Xi Jinping intensifica o apoio ao crescimento, com um plano de aumento de emissões de dívida para financiar projetos de construção.
Fonte: Valor Econômico

