A montanha de dinheiro na Berkshire Hathaway, de Warren Buffett, continua crescendo. O volume de caixa e equivalentes da Berkshire subiu ao céu durante cinco trimestres consecutivos, atingindo um recorde de US$ 157,2 bilhões no final de setembro. Se 2023 terminou em novos patamares é uma questão que os investidores procurarão responder quando a empresa de Omaha, Nebraska, divulgar seu relatório anual no sábado (24).
Os investidores analisarão a carta de Buffett em busca de quaisquer planos que o famoso investidor possa ter para esse dinheiro, bem como suas ideias sobre a economia e os mercados. Muitos também estão ansiosos para ler quaisquer reflexões que Buffett possa compartilhar sobre a vida e as contribuições de Charlie Munger, seu parceiro e amigo de longa data, que morreu em 28 de novembro.
Os investidores deram uma olhada mais recente nos movimentos do mercado de ações da Berkshire quando a empresa revelou que havia reduzido sua posição principal na Apple no quarto trimestre, ao mesmo tempo em que aumentava suas participações na Chevron e na Occidental Petroleum.
Um mistério tentador: a Berkshire escreveu pelo segundo trimestre consecutivo que estava solicitando tratamento confidencial à Securities and Exchange Commission (SEC, o regulador do mercado de capitais dos EUA) para uma ou mais participações que omitiu do seu registo público 13F. Uma razão pela qual os investidores institucionais podem solicitar à SEC que mantenha uma participação privada é que a sua divulgação revelaria um programa contínuo de compra ou venda de um título. Os investidores podem inicialmente solicitar confidencialidade à SEC por até um ano.
Alguns observadores adivinharam que a Berkshire comprou ações financeiras devido a um aumento no terceiro trimestre na base de custos da empresa para investimentos em ações na categoria de bancos, seguros e finanças.
Entretanto, a torre de dinheiro deixa Buffett preparado para atacar caso encontre um negócio atraente para adicionar ao império Berkshire, que inclui a seguradora Geico, a BNSF Railway e a Dairy Queen. O dinheiro também ajuda a manter o que Buffett descreveu numa carta aos acionistas em fevereiro de 2009 como a “posição financeira semelhante à de Gibraltar” da Berkshire.
Muitos acionistas dizem que não estão preocupados com o fato de tanto poder de investimento estar retido no dinheiro – especialmente porque rendimentos mais elevados significam que o dinheiro está rendendo muito mais do que no passado recente.
A Berkshire tinha mais de US$ 125 bilhões em investimentos de curto prazo em títulos do Tesouro dos EUA (Treasuries) em 30 de setembro. Os rendimentos dessa dívida pública de curto prazo dispararam à medida que Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) aumentou as taxas de juro numa tentativa de controlar a inflação. O rendimento dos Treasuries de seis meses, por exemplo, foi de 5,33% esta semana, ante 0,64% em fevereiro de 2022, de acordo com o fechamento da Tradeweb ICE.
Fonte: Valor Econômico