As ações de tecnologia lideraram uma venda generalizada ampla no mercado na terça-feira, arrastando para baixo serviços financeiros, gestores de ativos e provedores de dados depois que a nova ferramenta de automação de IA da Anthropic desencadeou preocupações sobre as perspectivas futuras de algumas empresas. O Nasdaq caiu 1,4% e o S&P 500 recuou 0,8%.
Esperamos que a volatilidade persista nos próximos dias, à medida que os investidores ponderam o impacto de possíveis disrupções de modelos de negócios provocadas pela IA. A monetização provavelmente também estará em foco, com Alphabet e Amazon programadas para divulgar seus resultados nesta semana. Separadamente, as ações da AMD caíram no after-hours [negociação após o fechamento] depois que a projeção de vendas do fabricante de chips ficou abaixo do consenso.
Sem adotar visões sobre qualquer empresa específica, oferecemos várias perspectivas para ajudar investidores a navegar o cenário de IA, que evolui rapidamente.
Os mercados estão diferenciando cada vez mais entre beneficiários e retardatários da IA. Após três anos de fortes ralis de IA impulsionados pela expansão de capex, os investidores agora estão recompensando gastos com IA apenas quando eles vêm acompanhados de forte crescimento de receita. Também destacamos que, como em ciclos de inovação passados, empresas que alavancam novas tecnologias para melhorar resultados de negócios provavelmente verão benefícios financeiros tangíveis. Com a IA continuando a remodelar indústrias, acreditamos que a última onda de vendas dificilmente será um evento isolado. Empresas que conseguirem gerar receitas e lucros com investimento e adoção de IA provavelmente serão favorecidas pelos investidores.
Desenvolvimentos recentes destacam ganhos de produtividade que se estendem além do setor de tecnologia. Assim como investimentos estruturais do passado elevaram a produtividade, os avanços mais recentes se somam a evidências crescentes de melhorias de eficiência impulsionadas por IA. Na semana passada, uma grande plataforma relatou um aumento de 30% na produção por engenheiro (e de 80% para usuários avançados) desde o início de 2025, graças à adoção de agentic coding [programação com agentes], e a administração espera que esse crescimento de produtividade acelere. Independentemente de quão amplamente ferramentas específicas sejam adotadas, o potencial de ganhos de produtividade em diferentes áreas deve tranquilizar os investidores quanto aos retornos de longo prazo dos investimentos em IA.
A diversificação continua essencial em um mercado volátil. O S&P 500 Equal Weight Index superou o benchmark tradicional nos últimos três meses, sinalizando uma alta mais disseminada, sustentada por um pano de fundo macroeconômico favorável. Ganhos nos mercados asiáticos e europeus também apontam para oportunidades decorrentes de expansão fiscal regional e reformas estruturais. No ambiente atual, em que os riscos são maiores e os resultados menos previsíveis, acreditamos que a diversificação entre setores e geografias é especialmente importante.
Assim, embora permaneçamos positivos em relação às perspectivas para ações dos EUA e esperemos que o S&P 500 avance, acreditamos que a diversificação é fundamental para gerir riscos de mercado e elevar retornos de longo prazo. Para nos posicionarmos para uma alta mais ampla, gostamos de financeiro, saúde, utilities [serviços públicos], e consumo discricionário nos EUA, e vemos oportunidades atrativas em toda a Ásia e Europa.
Fonte: UBS Insights
Traduzido via ChatGPT

