Os rendimentos dos Treasuries dos EUA subiram ao longo da yield curve na quarta-feira depois que as folhas de pagamento do setor privado se recuperaram mais do que o esperado, enquanto juízes da Suprema Corte manifestaram ceticismo quanto ao uso, pela administração Trump, da International Emergency Economic Powers Act (IEEPA) para impor tarifas. O rendimento do Treasury de 10 anos avançou 7 pontos-base, para 4,16%, o maior nível em um mês.
O relatório da ADP mostrou um aumento de 42.000 vagas em outubro, acima da previsão de consenso de alta de 28.000. Essa leitura reduziu ainda mais as expectativas do mercado para um corte de juros em dezembro, após o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, ter dito na semana passada que tal movimento não é uma conclusão inevitável. Embora as divulgações da ADP geralmente tenham um papel secundário em relação ao relatório oficial de emprego do Bureau of Labor Statistics, a paralisação do governo dos EUA em curso conferiu importância adicional a essa medida de saúde do mercado de trabalho.
Enquanto isso, manchetes na mídia destacaram o ceticismo entre os juízes da Suprema Corte quanto à legalidade de tarifas com base na IEEPA após quase três horas de sustentações orais na quarta-feira. Se as tarifas da IEEPA forem de fato declaradas ilegais, estimamos que o governo dos EUA possa ser obrigado a reembolsar USD 130–140 bilhões de receita tarifária. A perspectiva fiscal potencialmente piorada dos EUA adicionou pressão de alta sobre os rendimentos dos Treasuries.
Entretanto, esperamos que os rendimentos recuem, projetando que o rendimento de 10 anos atinja 3,75% até junho de 2026. Mantemos a visão de que títulos soberanos de qualidade de duração média e títulos corporativos investment grade continuam sendo um componente crítico de um portfólio resiliente.
O Fed permanece propenso a prosseguir com seu ciclo de cortes de juros. Apesar da retórica cautelosa de Powell na reunião de política monetária de outubro, acreditamos que o banco central dos EUA cortará os juros mais duas vezes até o início de 2026. O nível absoluto de criação de vagas sugerido pelo relatório da ADP permanece baixo, e o ISM de serviços mais recente ainda indica contração no emprego. Achamos que as evidências de arrefecimento do mercado de trabalho continuarão a se acumular, e as leituras recentes de inflação não foram suficientes para desviar o foco do Fed do enfraquecimento da demanda por trabalhadores. Cortes adicionais de juros devem levar a uma queda nos rendimentos dos Treasuries.
Os potenciais reembolsos de tarifas devem representar apenas um impulso fiscal desprezível, limitando a pressão de alta sobre os rendimentos. Devido ao caráter abrangente das tarifas baseadas na IEEPA, a decisão da Suprema Corte afetaria aproximadamente 70% da receita tarifária que a administração arrecadou neste ano. No entanto, permanece a dúvida se a decisão resultará em reembolsos. O valor exato da receita tarifária sujeita a reembolso também depende da data da decisão, de sua aplicabilidade e de limitações processuais para a apresentação de contestações. Nossa estimativa de USD 130–140 bilhões em reembolsos seria equivalente a cerca de meio ponto percentual do PIB estimado de 2025 — um impulso fiscal relativamente pequeno, em nossa visão. Isso deve limitar a pressão de alta sobre os rendimentos, ainda que preocupações com a sustentabilidade fiscal possam persistir.
A administração permanece comprometida em conter os rendimentos. O Tesouro dos EUA indicou que não pretende aumentar as emissões de notes [Treasury notes] e bonds [Treasury bonds] até bem adentro do próximo ano, e que dependerá cada vez mais de bills [Treasury bills, títulos de curto prazo] para financiar o déficit orçamentário. Em sua declaração trimestral de refinanciamento (quarterly refunding statement) na quarta-feira, o departamento afirmou que manterá inalterados os tamanhos dos leilões de notas nominais, bonds e floating-rate notes [títulos de taxa flutuante] por “pelo menos” os próximos vários trimestres. Dado o nível de controle que o governo dos EUA tem sobre a oferta de títulos, acreditamos que qualquer alta significativa nos rendimentos é propensa a ser contida. Adicionalmente, a proposta do Fed para reduzir os requisitos da Supplementary Leverage Ratio (SLR) poderia destravar USD 200–500 bilhões em capital bancário que poderiam ser usados para absorver emissões de Treasuries.
Assim, com rendimentos ainda atrativos e propensos a cair, continuamos acreditando que renda fixa de qualidade oferece uma combinação atraente de renda e potencial de bom desempenho no caso de desaceleração da atividade econômica e de novos cortes de juros. Investidores focados em renda também podem considerar equity income [renda via ações] ou estratégias estruturadas geradoras de yield para melhorar os retornos sobre caixa.
Fonte: UBS Insights
Traduzido via ChatGPT

