Por Valor — São Paulo
09/08/2023 10h26 Atualizado há uma hora
O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump admitiu, durante comício no Estado americano de New Hampshire, que as acusações criminais contra ele podem afetar a campanha à Casa Branca. Ele disse também esperar um quarto indiciamento – dessa vez em relação a problemas na eleição na Geórgia – ainda na próxima semana.
Foi a primeira vez que Trump admitiu possíveis impactos dos indiciamentos contra ele na campanha para se tornar o candidato a presidente do Partido Republicano. Ele admitiu que seus compromissos legais o impedirão de comparecer em alguns Estados.
“Desculpe, não poderei ir a Iowa hoje, não poderei ir a New Hampshire hoje porque estou sentado em um tribunal devido a uma besteira, porque o procurador-geral dele me acusou de algo”, disse Trump no evento, referindo-se ao atual presidente dos EUA, Joe Biden.
Neste ano, Trump foi indiciado por três crimes diferentes. O primeiro diz respeito a posse ilegal de documentos secretos do governo americano.
O segundo é sobre o pagamento de suborno a uma atriz pornô para que ela não revelasse um caso extraconjugal com ele nas eleições de 2016. O terceiro avalia a tentativa do ex-presidente de tentar reverter os resultados das eleições presidenciais de 2020 e seu envolvimento na invasão do Congresso no dia 6 de janeiro de 2021.
Trump disse em New Hampshire que espera que um quarto indiciamento contra ele aconteça na próxima semana, provavelmente sobre as tentativas de tentar reverter o resultado das eleições na Geórgia, Estado onde o republicano perdeu em 2020, em disputa acirrada contra Joe Biden. Trump foi gravado tentando convencer um funcionário do sistema eleitoral do Estado a “encontrar” votos a seu favor.
Fonte: Valor Econômico

