O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está pressionado os legisladores a aumentarem a tributação sobre os americanos mais ricos como uma forma de compensar os cortes de impostos realizados em seu principal pacote econômico.
Trump propõe a criação de uma alíquota de 39,6% para indivíduos que ganhem pelo menos US$ 2,5 milhões (US$ 5 milhões para casais), segundo declarações de fontes à mídia internacional.
Caso o Congresso aprove o plano, isso elevaria os tributos a um nível não visto desde antes do corte de impostos do primeiro governo Trump, em 2017. Atualmente, a alíquota máxima para pessoas físicas é de 37%.
A proposta surge enquanto os legisladores tentam encontrar um modo de viabilizar (financeiramente) um pacote de trilhões de dólares que Trump apelidou de “um grande e belo projeto” para estender os cortes de impostos realizados em seu primeiro mandato.
O aumento dessa tributação, o que é contraditório à ortodoxia republicana tradicional, dá aos republicanos mais margem para tornar permanentes os cortes de impostos de 2017 além de cumprir algumas de suas promessas de campanha, incluindo eliminar tributos sobre gorjetas e pagamento de horas extras.
Por meio de ligação telefônica realizada nesta quarta-feira (7) com o presidente da Câmara, Mike Johnson, o presidente americano também manifestou seu desejo de eliminar o benefício fiscal conhecido como “carried interest”, destinado a gestores de fundos de capital de risco e private equity.
Fonte: Valor Econômico


