O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, indicou nesta quinta-feira que não aceitará a proposta da Rússia para prorrogar o Novo Start, tratado de controle sobre armas nucleares entre os dois países que expirou hoje. Em vez disso, ele sugeriu um novo acordo aprimorado e modernizado que possa “durar por muito tempo no futuro”.
Em uma postagem na Truth Social, o republicano afirmou que o Novo Start foi mal negociado pelos EUA e vem sendo “flagrantemente violado”, sem apresentar detalhes. O acordo foi negociado pelo então presidente americano, Barack Obama, e seu homólogo russo, Dmitry Medvedev, em 2010. Posteriormente, o tratado foi prorrogado por Joe Biden e Vladimir Putin.
“Em vez de prorrogar o ‘Novo Start’ (um acordo mal negociado pelos EUA que, além de tudo, vem sendo flagrantemente violado), deveríamos fazer com que nossos especialistas nucleares trabalhassem em um tratado novo, aprimorado e modernizado, que possa durar muito tempo no futuro”, escreveu ele naa postagem.
A postagem de Trump ocorre depois de o site Axios ter informado que russos e americanos estavam negociando, em Abu Dhabi, uma prorrogação do Novo Start. Representantes dos dois países estavam nos Emirados Árabes Unidos por causa das conversas sobre um acordo de paz na Ucrânia.
O governo de Vladimir Putin havia proposto que Washington e Moscou concordassem em seguir às principais disposições do Novo Start por mais um ano, enquanto negociavam um novo acordo, mas Trump não tinha dado uma resposta formal ao plano do Kremlin.
Em outras oportunidades, Trump disse que queria um acordo que incluísse a China. Mas Pequim se recusa a negociar com Rússia e EUA porque possui apenas uma fração do número de ogivas dos dois países – cerca de 600, em comparação com cerca de 4.000 de russos e americanos.
Tanto Moscou como Pequim lamentaram hoje o fato de o Novo Start ter expirado. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que o governo de Putin estava pronto para dialogar se a Casa Branca respondesse positivamente à proposta de continuar cumprindo os limites do Novo Start.
O secretário-geral da ONU, António Guterres, também lamentou o impasse e disse que o desmantelamento de décadas de conquista no controle de armas nucleares não poderia ocorrer em um pior momento. “O risco de uso de uma arma nuclear é o mais alto em décadas”, disse ele.
Guterres instou a Rússia e os EUA a retomarem as negociações em breve para chegar a um acordo sobre “um arcabouço que restaure limite verificáveis, reduza riscos e fortaleça nossa segurança comum”.
Fonte: Valor Econômico

