Por Andrew Duehren, Dow Jones — Nova York
24/05/2023 14h49 Atualizado há 19 horas
O governo do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, não está se preparando para lidar com um possível calote na dívida do país, disse a secretária do Tesouro, Janet Yellen, nesta quarta-feira (24), acrescentando que o foco das negociações continua a ser o aumento do teto da dívida para que o governo possa pagar suas contas em dia.
Yellen alertou que os EUA poderiam ter que declarar calote das obrigações financeiras no dia 1º de junho, dando aos republicanos e democratas pouco mais de uma semana para chegar a um acordo sobre o aumento do limite da dívida.
Os títulos do Tesouro são a base do sistema financeiro global, o que significa que qualquer pagamento atrasado da dívida do governo poderá ter amplas ramificações.
“Estamos comprometidos em não deixar de pagar e aumentar o teto da dívida. Não estamos envolvidos no planejamento do que acontecerá se houver um calote”, disse Yellen durante aparição virtual em evento organizado pelo “The Wall Street Journal”.
Yellen reiterou que os EUA provavelmente não terão dinheiro para pagar as contas no início de junho a menos que o limite da dívida seja expandido, um aviso que ela fez ao Congresso várias vezes. Ela disse que forneceria outra atualização ao Congresso sobre o cronograma de pagamentos em breve.
“Parece quase certo que não conseguiremos passar do início de junho”, disse a secretária.
Se o Congresso não aumentar o limite da dívida a tempo, o Tesouro não ficará totalmente sem dinheiro. Embora não seja capaz de tomar mais empréstimos, o órgão terá dinheiro dos pagamentos de impostos. Isso poderia permitir pagar algumas, mas não todas as contas do governo.
Muitos investidores esperam que o Tesouro se mantenha em dia com todos o pagamento das dívidas após ultrapassar o limite de empréstimo, mas isso pode significar atrasar cheques da Previdência Social, contracheques de funcionários federais ou outras contas.
“Se o Congresso não agir para aumentar o teto da dívida, e se atingirmos a chamada data X sem que isso ocorra, haverá algumas obrigações que não poderemos pagar”, disse Yellen.
Fonte: Valor Econômico

