O mundo vive um momento de aumento dos riscos geopolíticos, e a guerra entre Israel e Hamas pode provocar alta da inflação, disse nessa quarta-feira (17) a vice-diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Gita Gopinath, para a “Bloomberg TV”.
A fala da dirigente aconteceu durante o Fórum Econômico Mundial, onde as diversas tensões geopolíticas mundiais são um dos assuntos principais para entender os rumos do planeta nos próximos anos.
Ela disse que apesar dos sinais de desaceleração, a inflação ainda não foi totalmente vencida, alertando que, apesar das expectativas do mercado de corte de juros pelos bancos centrais, os riscos geopolíticos podem elevar novamente os preços.
A dirigente também repetiu fala da diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva, de que os resultados econômicos de 2023 foram melhores do que o esperado e farão com que este ano seja mais positivo para a economia global. Mas, no momento, questões políticas são as maiores preocupações para o futuro.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2019/B/P/vBKKLuT9arVBRL6Q6k0A/foto10fin-101-capa-c1.jpg)
Gita Gopinath, do FMI — Foto: Bloomberg
Fonte: Valor Econômico

