Por Marcelo Osakabe, Valor — São Paulo
25/07/2023 09h55 Atualizado há 23 horas
A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou que a conversa que teve com o presidente Lula girou em torno do Orçamento que será apresentado no início de agosto.
“Fomos anunciar ao presidente quais as prioridades de agosto. Vamos acompanhar a votação do arcabouço fiscal, que abre espaço fiscal de R$ 32 bilhões com a emenda do Senado e é fundamental para Orçamento que vamos entregar até 31 de agosto”, disse Tebet em entrevista à rádio CBN na manhã desta terça-feira (25).
Leia mais: Para Tebet, sem queda de pelo menos 0,5 p.p., “não vamos chegar a juros de 12% no fim do ano”
A ministra também comentou que foi mostrado o resultado do Plano Plurianual (PPA) participativo, que teve 1,5 milhão de votos em programas através da plataforma digital.
Em relação ao PPA, Tebet afirmou que, pela primeira vez, ele será construído com cenários e metas para cada objetivo traçado. “Cada ministério vai nos ajudar a elaborar o PPA com um objetivo ideal, um objetivo médio e um cenário pessimista, mas sempre todos melhorando em relação ao cenário atual”, afirmou.
Márcio Pochmann no IBGE
Em meio a especulações de que o PT trabalha pela nomeação do economista Márcio Pochmann na presidência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Tebet desconversou sobre uma mudança no comando do órgão neste momento.
“Neste momento, não estamos discutindo mudança de nome. Não me chegou nome nenhum”, disse.
Sobre a pressão do PT pela nomeação do ex-presidente do Ipea, Tebet afirmou que não tem que achar nada e que isso “não me foi colocado na mesa”.
“Estou trabalhando com o Cimar [Azeredo, presidente interino], inclusive porque o Censo não terminou”, afirmou, acrescentando também que o Ministério do Planejamento trabalha para terminar a elaboração do Orçamento e do PPA para agosto.
Fonte: Valor Econômico


