Por Valor — De São Paulo
05/10/2023 12h30 Atualizado há 20 horas
A Rússia vai instalar uma base naval na Abkhazia, região separatista pró-Moscou na Geórgia. O anúncio desta quinta-feira (5) foi feito pelo governante do território, num momento de intensificação dos ataques contra a frota russa no Mar Negro, na Crimeia.
O Kremlin não comentou o assunto, e a Geórgia condenou o anúncio, que considera uma violação de sua soberania e integridade territorial.
As relações entre Rússia e Geórgia são complexas. Os dois países travaram uma guerra curta, mas extremamente violenta, em 2008 devido às tensões provocadas pela vontade da Geórgia de estabelecer uma aproximação com o Ocidente.
O atual governo georgiano, que nega ser pró-Moscou, adotou uma posição mais flexível a respeito da Rússia, o que levou a oposição a acusar o Executivo de desejar uma aproximação com o Kremlin.
Após o conflito de 2008, Moscou reconheceu a independência de dois territórios separatistas do norte da Geórgia, Abkhazia e Ossétia do Sul, e tem presença militar nos dois atualmente.
Aslan Bzhania, que deve ter uma reunião com presidente russo, Vladimir Putin, esta semana, declarou que o objetivo do acordo é melhorar as capacidades de defesa tanto da Rússia como da Abkhazia. O dirigente não divulgou uma data para a abertura da base, mas a administração do distrito de Ochamchire informou à agência russa Ria Novosti que as instalações do porto já estão “preparadas”.
Nas últimas semanas, a Ucrânia intensificou os ataques contra instalações russas na Crimeia, uma península anexada por Moscou em 2014. Kiev reivindicou a destruição de sistemas de defesa antiaérea, de um estaleiro e dois navios.
A Crimeia é crucial para a ofensiva da Rússia na Ucrânia, tanto para o abastecimento das tropas que ocupam o sul ucraniano como para executar bombardeios com mísseis a partir do mar. As Forças Armadas ucranianas desejam perturbar a cadeia logística russa e acabar com a intervenção militar de Moscou no Mar Negro, que Kiev utiliza para exportar grãos.
Fonte: Valor Econômico