A Rússia está estreitando as relações com a Coreia do Norte, especialmente em áreas “sensíveis”, disse nessa quarta-feira (17) o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, segundo a agência estatal de notícias “Tass”.
Peskov se pronunciou após encontro entre os ministros das Relações Exteriores da Rússia e da Coreia do Norte, Sergey Lavrov e Choe Son Hui, com o presidente Vladimir Putin, parte do planejamento para a visita do líder russo a Pyongyang nas próximas semanas.
“As partes discutiram a relação bilateral, em geral, bem como a situação na Península Coreana. Houve uma troca de pontos de vista sobre as questões internacionais mais prementes, mas o foco estava no desenvolvimento das relações bilaterais”, disse Peskov, segundo a “Tass”.
O porta-voz ressaltou que a Coreia do Norte é um importante aliado da Rússia, e que as lideranças estão focadas “no desenvolvimento das nossas relações em todas as áreas, incluindo em áreas sensíveis”.
Putin aprofundou os laços com a Coreia do Norte desde o início da guerra na Ucrânia e vem se voltando ao país asiático para conseguir mais armas a fim de manter a ofensiva. Os Estados Unidos e o Reino Unido disseram que Moscou está utilizando equipamentos norte-coreanos no campo de batalha.
Fonte: Valor Econômico

