Os preços do petróleo subiram nesta segunda-feira, enquanto traders avaliavam preocupações de que a oferta russa pudesse ser interrompida por novas sanções dos EUA e ataques ucranianos direcionados à infraestrutura energética na Rússia.
Os contratos futuros de Brent avançaram 40 centavos, ou 0,6%, para US$ 68,13 às 12h00 GMT, e os contratos futuros de petróleo bruto West Texas Intermediate (WTI) ganharam 44 centavos, ou 0,7%, para US$ 64,10.
“O mercado está um tanto preocupado com o fato de que essas negociações de paz não estão levando a lugar nenhum”, disse Ole Hansen, chefe de estratégia de commodities do Saxo Bank.
“O mercado está projetando que a oferta supere a demanda nos meses de outono, mas no curto prazo isso está sendo desafiado por uma possível interrupção geopolítica.”
O presidente dos EUA, Donald Trump, alertou novamente na sexta-feira que imporia sanções à Rússia se não houvesse progresso rumo a um acordo pacífico na Ucrânia em duas semanas.
Ele também afirmou que pode impor tarifas severas à Índia devido às suas compras de petróleo russo.
No fim de semana, o vice-presidente dos EUA, JD Vance, declarou que a Rússia havia feito “concessões significativas” em direção a um acordo negociado para encerrar a guerra de 3 anos e meio.
A Ucrânia, que tem repetidamente atacado a infraestrutura energética russa durante a guerra, lançou um ataque com drone no domingo que provocou um enorme incêndio no terminal de exportação de combustíveis de Ust-Luga, disseram autoridades russas.
Um incêndio na refinaria de Novoshakhtinsk, na Rússia, causado por um ataque de drone ucraniano, continuava em chamas pelo quarto dia consecutivo no domingo, informou o governador interino da região.
A refinaria vende combustível principalmente para exportação e tem uma capacidade anual de 5 milhões de toneladas métricas de petróleo, ou cerca de 100.000 barris por dia.
A suavização das preocupações sobre interrupções no fornecimento russo veio da reversão, pela OPEP+, de uma série de cortes de produção, o que está adicionando milhões de barris ao mercado, disse Hansen, do Saxo Bank.
Oito membros do grupo de exportadores de petróleo estão programados para se reunir em 7 de setembro, quando devem aprovar outro aumento.
O apetite por risco dos investidores melhorou após o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, sinalizar na sexta-feira a possibilidade de um corte de juros na reunião do banco central dos EUA em setembro.
Mas, apesar disso, ambos os preços de referência do petróleo parecem carecer de impulso, disse Priyanka Sachdeva, analista sênior de mercado da corretora Phillip Nova, acrescentando que os mercados parecem cada vez mais convencidos de que as tarifas de Trump afetarão o crescimento econômico.
Fonte: Reuters
Traduzido via ChatGPT

